Duna parte II


Duna é um clássico dos quadrinhos de ficção científica, escrito por Frank Herbert, e tendo seu primeiro volume sido lançado em 1965. Desde então, tornou-se uma referência do gênero, tendo influenciado muitas outras obras; a mais famosa delas, Star Wars

A primeira adaptação para cinema de Duna ocorreu nos anos oitenta e, dizem, quem viu preferia ter esquecido. Já em 2021, uma nova versão foi lançada, com direção de Denis Villeneuve, orçamento generoso e elenco estelar. O resultado foi, além de uma bilheteria muito satisfatória (mesmo para o fim da pandemia), seis estatuetas no Oscar. Sucesso absoluto, mas que não me chamou a atenção. Até o lançamento da Parte II, neste ano. 

Se o primeiro filme, embora com óbvios méritos, não me conquistou, o segundo cumpriu – e muito bem! – a tarefa; mas não consigo dizer que uma obra seja melhor que a outra. As duas são igualmente bem-feitas, bem dirigidas, atuadas e com produção impecável, no entanto, vamos falar sério? O segundo é muito mais legal!

O primeiro é um filme de introdução da história, que apresenta o contexto, os personagens e finaliza no momento de virada na vida do protagonista, Paul Atraides, interpretado por Timothée Chalamet, quando ele precisa deixar de ser apenas o filho do governante do planeta Arrakis para ser o protagonista de uma batalha épica, vivida num lugar inóspito e cujas chances de sair com vida são realmente muito baixas. Assim, fica muto fácil entender em que Duna II supera seu antecessor: ele não é chato em nenhum momento! 

Sim, em síntese, estou dizendo que a parte da história abordada no segundo filme tinha muito mais potencial (ou pelo menos era mais interessante) que a do primeiro, mas isso é teórico, pois, na prática, é preciso ver como o roteiro vai trabalhar o que será contado, se ficará intrigante, se não será cansativo; e, principalmente, se a produção do filme dará conta de botar na tela todas as maravilhas pensadas. Pois deu e, como você já deve ter notado, com sobras!

Duna II é um épico de ficção científica que não deixa a peteca cair em nenhum momento, mantendo seu ritmo frenético do início ao fim e, importante, sem nunca perder a clareza da narrativa; falha comum em filmes do gênero. 

A verdade é que, por mais que tente, não consigo pensar em nenhum defeito que ele apresente, mas, claro, como qualquer produto, ele precisa agradar ao gosto de quem o consome; por isso, se esse não for o seu tipo de filme, nem perca seu tempo.

Ficha técnica

Duna parte II

Direção: Denis Villeneuve
Roteiro original: Frank Herbert
Elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Stellan
Skarsgård, Dave Bautista, Stephen McKinley Henderson, Zendaya, Charlotte
Rampling, Javier Bardem, Florence Pugh, Austin Butler, Christopher Walken,
Léa Seydoux, Souheila Yacoub
1 de março de 2024 nos cinemas
2h 46min
Ficção Científica

Previous Bob Marley: One Love
Next Identidade - Tom W. Kooper

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)