Josephine Angelini – Predestinados


Olá! Mais um YA muito legal, da Intrínseca.

Há algumas coisas para se ter em mente antes de ler este livro, pois ultimamente todo livro com família misteriosa, adolescentes com poderes, adolescentes na escola , são comparados com Crepúsculo. Ei! Essa fórmula já era usada há muito tempo, não começou com Crepúsculo e nem vai terminar nele. E Predestinados é cheio de clichês, sim, mas é divertido. A própria autora diz  : “Porque eu não faço um Romeu e Julieta passado na Ilíada”?

Também não esqueça, é um YA que tem como pano de fundo mitologia grega, mais especificamente a guerra de Tróia – parcialmente narrada na Ilíada de Homero – e é óbvio que em Predestinados é sem se aprofundar, senão seria um livro de história, de mitologia. A moda agora é mitologia e não vampiros.A autora usou mitologia para criar todo o clima, situar as personagens, bem diferente também dos livros de Rick Riordan que são mais ricos em detalhes pois as personagens tem outras necessidades e características, senão também não seria Josephine Angelini, seria Rick Riordan. Enfim, seria tudo igual. A moda agora é mitologia e não vampiros. E mitologia tem muitos Deuses e muitas histórias 🙂

Cada história e autor tem sua característica e uso de clichês. Dadas as devidas proporções, o livro Predestinados é legal sim e o leitor prestando atenção à narrativa vai entender a história direitinho. Não vi nada confuso. Só achei a Helen meio rasa, poderia ser uma personagem mais profunda e assim mais interessante, mas não estraga o livro. Além da autora ter o nome da minha avó ( kkk)  eu também adoro mitologia e quero logo ler  a continuação:  Dreamless (2012) que ainda não tem previsão de publicação aqui no Brasil.

Trilogia  Predestinados

  1. Predestinados ( Starcrossed – 2011) – Já publicado aqui ( 2012)
  2. Dreamless (2012

Site da autora – Josephine Angelini

Em Predestinados, Helen é uma adolescente que gosta de passar desapercebida, pois sabe que é diferente. Ela e Claire são amigas desde bebê, época que sua mãe abandonou Helen e seu pai, sem deixar vestígios, nem mesmo fotos. A única lembrança da mãe é um colar com pingente que ela usa o tempo todo, dado pela mãe.

Como moram em uma ilha, não há tantos acontecimentos extraordinários por lá, fora alguns turistas nas temporadas. A vida de Helen e Claire na escola e na ilha é relativamente comum até a chegada dos Delos. E aí que tudo muda.

No primeiro encontro com um dos Delos, Lucas, na escola, Helen que é pacífica e até desajeitada é tomada de uma fúria mortífera e o ataca no corredor. Ambos querem se atacar, mas mesmo com a estranha força descomunal dela e dele, Lucas a rende.

A partir daí, Helen começa a descobrir que nem ela e nem a família Delos são realmente normais . São Descendentes, de deuses gregos e tem poderes especiais e ela também tem sonhos estranhos que parecem reais e acordar com os pés cheio de areia e sangue e uma sede horrível. A família Delos começa o treinamento dela, pois há uma disputa que existe entre os descendentes desde a Grécia antiga e ela não pode ficar vulnerável a um ataque. E logo descobrem que os poderes de Helen a tornam uma arma letal para os inimigos.

Mas há passagens engraçadinhas como essa:

-Quero entrar – falou rápido por entre os dentes que batiam.

-Minha nossa. Você é uma vampira – disse Claire.

Parecia desapontada, mas nem um pouco surpresa.

– O quê? Não! Abra logo a janela, Claire. Estou congelando! – sussurrou Helen ansiosa.

-Eu sei que está na moda e tudo mais, mas realmente não quero que voc~e suge meu sangue. É muito anti-higiênico! – queixou-se Claire lamentosa enquanto abre a janela.

– Ah, por favor, me poupe. Não sou ma droga de vampira. Claire! Está vendo ? Sem presas! Sem olhos malucos.

pág 190

Senti falta um pouco de mais interação com os outros personagens, mas nada que comprometa a história. E Claire sempre faz parte dos diálos e situações impagáveis:

– Ah, sem essa, Lucas. Não sou estúpida! Eu assisti a E.T. , e sei o que os homens de jaleco branco fizeram com ele e Eliot – respondeu ela com um expressão indignada. – Eu jamais entregaria Lennie. Ou vocês, de propósito. pág 197

No decorrer dos dias Lucas e Helen estão se envolvendo cada vez mais , mas é um amor que pode ser impossível. Antigas maldições, brigas entre semideuses, oráculos, traições, vingança e mistérios vêm a tona, e uma linha tênue que separa uma guerra como a de Tróia, mas catástrofica para todo o mundo, está sobre a cabeça de Helen e a família Delos e pode ser rompida a qualquer momento.

A capa é linda, o papel é aquele amarelado, agradável a leitura e apesar de ser “fino” o livro , a fonte é pequena, então não se engane, a história não é curtinha. Recomendo!

Capa, ficha técnica e sinopse

Predestinados

Starcrossed

Josephine Angelini
ISBN:9788580572209
Editora:  Intrínseca
Número de páginas: 320
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2012

Sinopse

Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isto está cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que esteja perdendo o juízo. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e visões de três mulheres derramando lágrimas de sangue a têm atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da glamorosa e misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças muito antigas.

 

Vídeo da autora falando sobre a idéia que deu origem a trilogia

Booktrailer Predestinados ( EUA)

Booktrailer Dreamless

Boa leitura.

See ya!

Rosana

Previous Este é o Meu Garoto - Filme
Next Sorteio - Esposa 22 - Mês de Natal

6 Comments

  1. 27/11/2012

    Obrigada!
    Daqui uns dias vou postar um booktrailer de um ivro muiiittttooooo legal.
    bjks

  2. 27/11/2012

    É vdd, dividiu mesmo. Mas como disse, é um YA e é legal. Não se aprofunda na mitologia.
    Vi algumas críticas lá fora, mas foi pq os leitores interpretaram errado um trecho do livro, na vdd um diálogo com datas. Mas foi falta de atenção de quem leu.
    bjks

  3. 27/11/2012

    Tb Adoro mitologia !

  4. 27/11/2012

    Tem mitologia nele? Vem nimim, baby!
    hahaha
    Tudo que envolva mitologia acaba chamando minha atenção.

    Mais um livro para a lista de falência de 2013

  5. Gladys Freitas
    27/11/2012

    Esse livro dividiu opiniões. Li algumas resenhas bem negativas…

  6. Fernanda Faria
    26/11/2012

    Adorei o Book Trailer *.* Mas prefiro os que você faz. hahaah
    Eu acabei de trocar esse livro pelo Plus, tenho certeza que é muito bom, adorei sua resenha, ficou ótima , como sempre.
    Beijos

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)