Jan-Philipp Sendker – A arte de ouvir o coração


Olá,

Este é o romance de estreia do escritor alemão Jan-Philipp Sendker na língua inglesa, e digo que estreou com chave de ouro.

A arte de ouvir o coração é um livro espetacular, com uma narrativa diferenciada  pois se dá de duas maneiras, uma em primeira pessoa, quando Julia está contando e outra, em terceira pessoa, quando U Ba está narrando. Porém é muito agradável de ler; o livro fala sobre a busca de Julia por seu pai que desapareceu há quatro anos sem deixar vestígio algum e por casualidade ela encontra uma carta de amor que ele escreveu para uma garota da Birmânia e assim se desenvolve sua busca.

Ao chegar na Birmânia, ela encontra um ancião que diz conhecer seu pai e lhe conta uma história que ela reluta em aceitar.  A narrativa a partir daí se divide. U Ba conta uma história impressionante tendo como personagem principal  Tin Win, que devido a sua data de nascimento é uma criança amaldiçoada segundo as superstições de seu povo e de sua mãe que o abandona ainda criança. Sua vizinha, Su Kyi, penalizada, adota o menino e o cria como se fosse seu.

Ele cresce uma criança solitária propensa a observar a natureza e tudo a seu redor.Certo dia ele perde a visão, porém Su Kyi não consegue determinar se foi devido a uma doença ou se ele mesmo se condenou a não enxergar, se recolhendo em seu inconsciente, assim ele passa a usar seus outros sentidos dando origem ao nome do livro, pois logo em seguida ele conhece Mi Mi que tem um problema ortopédico que a impede de andar ereta, porém isso não a impede ser alegre, ela tem uma voz maravilhosa e é dona de uma personalidade marcante e altiva, ganhando o respeito de todos ao seu redor.

Tin Win também não gosta de ser visto como inválido e apesar desse faceta marcante na personalidade deles, cada um tem sua falha. Ele se permite machucar enquanto aprende a usar seus outros sentidos, inclusive seus sentimentos , e ela tem inveja das outras crianças por poderem brincar, correr e andar por todos os lados.

Este livro me fez refletir muito sobre o crescimento interior de cada um de nós, pois retrata que nada do que somos se deve as facilidades que enfrentamos, e sim às dificuldades, e são elas que nos fazem ser quem somos realmente. Determinam a nossa passividade e mais ainda a bondade que existe por trás de cada personalidade, devido a forma que lutamos e as escolhas que fazemos através dos fatos que nos são apresentados.

A diagramação do livro é no papel amarelado o que torna a leitura agradável e leve e uma bela capa com detalhes em alto relevo e verniz.

Um livro com uma lição de vida maravilhosa e reflexões marcantes.

Recomendadíssimo.

Capa, ficha técnica e sinopse

A ARTE DE OUVIR O CORAÇÃO

The art of hearing heartbeats

Jan-Philipp Sendker
ISBN:9788565530279
Editora: Paralela
Número de páginas: 304
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Carolina Caires Coelho

Sinopse

Um bem-sucedido advogado de Nova York desaparece de repente sem deixar vestígios e sem que sua família tenha qualquer ideia de onde ele possa estar. Até o dia em que Julia, sua filha, encontra uma carta de amor que ele escreveu há muitos anos para uma mulher birmanesa da qual nunca tinham ouvido falar. Com a intenção de resolver o mistério e descobrir enfim o passado de seu pai, Julia decide viajar para a aldeia onde a mulher morava. Lá, ela descobre histórias de um sofrimento inimaginável, a resistência e a paixão que irão reafirmar a crença no poder que o amor tem de mover montanhas.

Boa leitura.

Valery

Previous Resultado Top Comentarista Abril 2013
Next Patricia Cornwell - Corpo de delito

3 Comments

  1. Vanessa Llona
    15/05/2013

    Gostei muito da história desse livro, o fato de ser narrado por duas pessoas me agrada bastante.
    Amo livros que me façam refletir.
    Achei a capa bem sem graça, mas a história parece mt boa.

  2. 15/05/2013

    É um livro para reflexão, bem escrito 🙂
    Bj

  3. camila rosa
    15/05/2013

    Eu achei a capa desse livro muito interessante e o titulo também é muito interessante, o livro parece ser ótimo e eu ainda não li nenhum livro de autor alemão, acho que esse livro deve ser muito legal, e eu gostaria muito de ler.

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)