Olá!

“O Livro da Loucura e das Curas”  é uma narrativa prazerosa sobre Gabriella Mondini, que é uma médica que possui poderes extraordinários de cura que vão  além do conhecimento científico. No século XVI, uma mulher médica, e com a sensibilidade de Gabriella, era um disparate inaceitável. Precisava ter o aconselhamento de um homem. Gabriella tinha o pai, porém ele tinha deixado a família há dez anos. “Ele era meu telescópio, minha lente de aumento, gentil instrutor e médico austero.”  Ele partira em busca de informação para o Livro das Doenças que estava escrevendo, bem como praticar  curas inimagináveis pela Europa do século XVI , cheia de crendices populares, superstições e magias.

Gabriella escrevia , em paralelo , sem que o pai soubesse, outra enciclopédia sobre as doenças. Intrigada com o desaparecimento dele, Gabriella parte ao seu reencontro acompanhada de dois servos fiéis: Olmina e o marido Lorenzo.  Ela precisa saber aonde, e por que o pai se fora.  “Quantas centenas de quilômetros teremos de percorrer? Olmina chorava baixinho, enquanto cavalgava, mas Lorenzo sorria feliz.” A viagem segue as pistas deixadas nas cartas que escrevia à filha.  Gabriella percebe que a saúde mental dele está comprometida. Determinada a encontrar o pai (principalmente por essa razão), ela atravessa os Alpes Suíços e os campos da Alemanha. Vasculha as capitais europeias, sem deixar de escrever para enriquecer seu conhecimento, e completar o Livro das Doenças.  Visita jardins  e plantações com todo tipo de ervas.

Em suas reminiscências infantis fala da mãe que não a deixava só por muito tempo, com receio de que ela apresentasse sinais das “ obsessões” do pai.

Gabriella encontra-se com grandes médicos da Europa e aprende muito com eles. Não se abstém de conhecer cidades e vilarejos até chegar a Marrocos. Alguns viajantes leem sobre os locais que visitam, outros leem obras das celebridades que moravam nesses municípios,porém Gabriella lê e relê as enigmáticas cartas do pai. Sabe que o pai está doente. E que não é acesso de raiva ou inconstância. “Quando, verdadeiramente, sua mente pode ter afrouxado?”

Em Tubingem, o dr Rainer Tucks, professor de Botânica, entrega a ela o óculos do pai e mostra-lhe uma carta recebida do dr Mondini com visíveis sinais de perturbação mental.

O Livro das Doenças que Gabriella está escrevendo tem o objetivo de incluir enfermidades muito negligenciadas pelos médicos, especialmente, aquelas relacionadas à mulher.

Surpreende-se quando lhe devolvem o baú de medicamentos que ela  havia perdido no Lago Costentz.   Encontra-se, em Edimburgo,  com   Dr  Hamish .  Beijam-se.”Um encantamento e depois a separação, pior que a separação original; seria medo da felicidade?”  Parte para Montpellier. Deixa para Hamish uma carta de despedida.”Lembrava-me das nossas conversas, seu corpo quente…”

Gabriella escreve o tempo todo. Quer terminar a enciclopédia . Reflete sobre a busca pelo pai e acha  que isso está se transformando em obsessão. “Andei por onde ele havia andado. Rastreei os ambientes como um cão de caça segue uma pista.”  Sente que o ânimo está enfraquecendo; são escassas as notícias.  Pensa em voltar, mas ainda faltam Espanha e Marrocos. “ Não esgotei ainda as regiões por onde meu pai passou.”

Agora está só. Um urso matou Lorenzo, Olmina desistiu de prosseguir e retorna a Veneza. Chega às suas mãos uma carta de Edimburgo; é do dr Hamish Urquhart. Na noite, antes da partida para a cidade espanhola de Algeciras, lê a carta do pai marcada de Taradante. Segue para lá.  Começa a decifrar  os enigmas dessa longa aventura.

Para a aquisição dos saberes da Ciência ela enfrenta, com determinação, não só as trilhas da geografia, mas também aquelas que lhe revelariam o segredo de sua família.

Leia um trecho do livro AQUI

Capa, ficha técnica, sinopse

O livro da Loucura e das Curas

Regina O´Melveny
ISBN: 9788581630427
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 352
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013

Também em eBook

Sinopse

Após o desaparecimento repentino de seu pai, Gabriella Mondini enfrenta uma crise: sem o seu aconselhamento, ela não pode mais praticar a medicina. Então, junto de seus dois fiéis servos, Olmina e Lorenzo, ela explora toda a Europa para descobrir para onde — e por que — ele se foi.

Seguindo pistas das ocasionais e enigmáticas cartas do pai, ela vasculha as capitais europeias expandindo os horizontes de seu mundo e acrescentando conhecimentos ao imenso livro das curas que está escrevendo.

No entanto, ela não conhecerá apenas os limites físicos do continente, mas, também, os mistérios do amor, da perda e da mortalidade. Mistérios que estão no coração de cada alma viajante, especialmente na alma de seu pai.

Book Trailer

Boa leitura.

See ya!

Rosana Gutierrez

Você pode comprar o livro nos links abaixo e ainda ajudar o Livrólogos

Extra