Dia mundial do rock 2013


Olá!

Salve a nação Roqueira!

O rock é uma das mais poderosas expressões artísticas do século XX.

Além de nos proporcionar um som do delirante ao terno, é conhecido por defender causas sociais. Celebra-se o mito, mas o marketing envolvido, é poderoso.

O Dia Mundial do Rock tem autor desconhecido, mas tem essa data devido ao Live Aid, um evento gigantesco, organizado por Bob Geldof , em 13 de julho de 1985, com shows realizados simultaneamente  em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, EUA, em prol da Etiópia.

Phil Collins no dia, expressou o desejo de que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”. Mas não é o autor da data.

Apesar de ser chamado de dia mundial, a data é comemorada somente aqui, desde a década de noventa, por causa de algumas rádios usarem a data em sua programação, para especiais sobre rock. Em outros países, não há data específica para essa comemoração. Nem um Doodle no google sobre a data, uma pena.

Mesmo assim, nada melhor que um dia especial para esse gênero que atravessa décadas, sem nunca envelhecer.

E para quem ficou curioso, o Live Aid contou com nomes como Black Sabbath, The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen,  David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins , Eric Clapton, Madonna, entre outros. E o Phil Collins, atravessou os continentes, tocando tanto em Londres como na Philadelfia.

O Live Aid foi um marco, veja abaixo alguns trechos de show, como Eric Clapton tocando com Phil Collins e  também um trecho do Queen. Não há como assistir ao show e não sentir um arrepio. Foi fantástico.


Aqui, no Livrólogos , você pode conferir resenhas de biografias de astros do rock, e também livros com enredo, onde os protagonistas são de bandas de rock 😉

Long Live Rock ‘n Roll !

See ya!

Rosana Gutierrez

 

 

Previous George R. R. Martin - A Fúria dos Reis
Next Resultado concurso cultural

3 Comments

  1. Fellipe Ramos
    31/07/2013

    Sabe que nem lembrei do dia mundial do rock? e também nem vi ninguém falando, acho que devia estar off no dia!
    Mas fiquei morrendo de inveja pelo Live Aid, com certeza perfeito para os fãs de rock, pena que aconteceu quando eu nem era nascido haha

  2. 13/07/2013

    Amei esse post e os videos deram uma saudade, ouvir Queen principalmente, amei, eu sempre curti rock, mas hoje em dia acho que o ficou abrangente demais o que se denomina rock.

  3. Tainara H.
    13/07/2013

    *___* Adorei o post! Convenhamos, rock é diferente dos outros gêneros. Não diria que é melhor (só que alguns), mas a importância da música pra quem é fã de rock, é um pouco diferente de quem é fã de alguns outros gêneros. Para nós, música é uma das coisas mais importantes que existem, enquanto pra outros é só algo para se ouvir em uma festa ou no rádio do carro. Bem, isso é o que eu acho, e o fato de existir um dia mundial tão comentado pra esse gênero, confirma um pouco o que eu disse, hehe. Enfim, eu sou fã de rock, de algumas de suas vertentes, e música pra mim é a melhor coisa que existe. Adorei que o blog lembrou de postar algo em homenagem a isso, não vi nos outros blogs. ;D

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)