Olá!

A resenha é sobre um livro de fantasia. Mas não é qualquer livro, de um autor comum. É o primeiro livro não juvenil que autor publica em anos!

Como já havia dito, no artigo que publiquei aqui no Livrólogos, Neil Gaiman é o “mestre da fantasia”.

O Oceano no fim do caminho é de longe o livro que mais gostei até agora, em 2013.

Segundo o próprio Neil Gaiman, esse livro começou como um conto e acabou se tornando um romance. Eu só tenho a agradecer. O livro tem muitos detalhes. O autor é bem minucioso. E ao descrever os seres, você os vê.

Tudo começa quando um senhor, já na meia idade, ao sair de um funeral, resolve visitar o bairro que morou em sua infância.

Chegando lá, observa onde um dia morou, as ruas asfaltadas e vai se distanciando, passando por uma estradinha, até chegar na fazenda Hempstock. Vai entrando, encontra-se com uma senhora, uma das Hempstock.

— Sra. Hempstock? — falei.

Ela inclinou a cabeça para o lado, olhou para mim.

—Sim. Eu conheço você, meu jovem— disse ela.

Não sou jovem. Não mais.

— Conheço, mas as coisas ficam confusas quando se chega à minha idade. Quem é você mesmo?

— Acho que eu devia ter uns sete ou oito anos, talvez, na última vez que estive aqui.

Ela então, sorriu.

— Você era amigo da Lettie? Lá do início da estrada.

E ele vai ao lago , que Lettie chamava de Oceano.  Reconhece o caminho e senta-se em um banco. E começam as reminiscências. De tudo o que aconteceu, quando ele tinha sete anos, e conheceu Lettie Hempstock.

Em nenhum momento no livro, o nome dele ou de alguém de sua família é citado, mesmo ele sendo protagonista. No decorrer da história, você também perceberá que seu nome não é  importante.

E com suas memórias, somos transportados a um mundo, onde os adultos não entenderiam, mas as crianças sim. E é lá, na infância, com as Hempstock que tudo acontece, nos idos de 1960 , em Sussex.

Nosso narrador é um garotinho que adora ler, e vive suas aventuras, através das histórias de autores como C.S.Lewis. E, O Oceano no fim do caminho, é a história dele e de sua única amiga, Lettie. Ela é um mistério, assim como sua mãe e sua avó. Ela pode ou não ter uns onze anos, assim como pode ter muitos mais . Quem já leu Neil Gaiman , sabe que os heróis sempre vão se virar sozinhos, sem seus pais, assim como nosso garotinho, baseado em tudo que ele leu em seus livros de história.

Um livro com seres mágicos, criaturas de contos de fada, nem sempre identificáveis. Sabemos que são mágicos, mas não sabemos se são fadas, príncipes, bruxas, ogros, isso nunca ficará claro. Além de referências mitológicas, da morte, do sonho, e um toque de terror.

E assim, o garoto nos conta uma história cheia de lirismo, de suas aventuras, de seu gatinho, do homem que alugou o quarto em sua casa, que antes fora o seu quarto, com sua pequena pia amarela, do tamanho certo para ele, e de como tudo mudou depois desse homem se suicidar, dentro do carro de seu pai. E do lago que é o “Oceano” de Lettie.

Lindo, cativante , emocionante.

O projeto gráfico ( diagramação, papel, capa), além da revisão e tradução, são impecáveis.

 

Capa, Ficha técnica, sinopse

O Oceano no fim do caminho

The Ocean at the end of the lane

Neil Gaiman
ISBN:  9788580573688
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 208
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Renata Pettengill

Sinopse

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam e não deveriam compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa.

 

Boa leitura.

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos 🙂

 

Submarino

Saraiva

Fnac

Livraria da Folha

em eBook:

Iba