Olá!

Meu gosto é bem eclético como deve ficar claro com meus posts sobre cinema 🙂

Desta vez o filme é Her.

A princípio pensei que seria muito parado, meio sem graça, mas não é. É maravilhoso.

Assisti alguns filmes onde o protagonista se apaixona pela máquina, mas esse é bem diferente.

O filme se passa em uma Los Angeles futurista, onde as pessoas estão o tempo todo voltadas para os seus próprios dispositivos – lembra algo? Cada um com seu smartphone, falando via “aparelho”ao invés do pessoalmente?

O início é com Theodore Twombly falando aparentemente “sozinho”. Mas na verdade está lendo uma carta de amor. Ele escreve cartas para pessoas que parecem escritas à mão. Trabalha na BeautifulHandwrittenLetters.com . E é bem solitário.

Sua vida se resume em jogar um vídeo game, ou sonhando e relembrando de sua ex-mulher. Já estão separados, mas ele ainda não assinou os papéis do divórcio.

Mas tudo muda, quando ele resolve comprar um Sistema Operacional novo. Tudo já é conectado, mas esse SO é inteligente. E ao instalar você escolhe se será um homem ou mulher. No caso é Samantha. Ela mesma escolhe o nome. O sistema é ultra moderno e possui inteligência artificial a ponto de parecer sentir as coisas. E ele se apaixona por ela. Os dois “se tornam namorados”.

A voz de Samantha é de Scarlett Johansson, e Theodore é o fantástico Joaquin Phoenix.

A fotografia do filme é linda, em tons pastéis, com aspecto vintage, nada de tecnologia e cores brilhantes e pisca-piscas, um contraste com a tecnologia envolvida na trama.

O roteiro é maravilhoso e trata de um amor incomum e o relacionamento entre o homem e a tecnologia.

Depois de Samantha colocar em ordem a vida de Theodore, fazer com que ele interaja mais com os amigos e até entender o que é o amor, através de suas perguntas inteligentes e ao tentar entender o que é ser casado ou ter forma.

O filme nos faz refletir e questionar vários comportamentos, como viver num mundo de alta tecnologia, ao mesmo tempo precisando de uma carta de amor, de amizade, escrita à mão. Ser sozinho mesmo estando “rodeado” de pessoas, de coisas virtuais…

Her

Her

Direção

Spike Jonze

Atores

Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde

Distribuído no Brasil – Sony Pictures Brasil

A pontuação no IMDB é 8,3

Sinopse

Não é recomendado para menores de 14 anos

Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

 

Trailer

Bom divertimento

See ya!

Rosana Gutierrez