Oscar 2014


Olá!

Apresento para vocês a nova colaboradora, a Gabriela Zampoli, estudante de jornalismo que fará parte do nosso time 😉

bj

Rosana Gutierrez

Oscar 2014

Por G. M. Zampoli

O Samba e a folia do carnaval brasileiro deu lugar ao glamour e a elegância do tapete vermelho nesse domingo dia 02. O Oscar 2014 foi destaque esta semana nas redes sociais. E um dos momentos mais memoráveis da transição do Oscar em meio a premiados da noite, a apresentadora Ellen DeGeneres juntou Bradley Cooper, Brad Pitt, Meryl Streep, Kevin Spacey e Jennifer Lawrence, entre outros, para que todos tirassem uma foto juntos, ou uma “selfie” postada na mesma hora em seu Twitter. O que na verdade não passou de uma jogada de marketing do novo celular Samsung.

Foto: Reprodução /Instagram

 

Encabeçando a lista de vencedores, levou para casa sete dos dez Oscars do qual foi indicado, incluindo melhor direção:

Gravidade

– Efeitos Visuais

– Melhor Edição de Som

– Melhor Mixagem de Som

– Fotografia, pelo mexicano Emmanuel Lubezki, também responsável pelo filme nomeado ao Oscar Árvore da vida.

– Melhor Montagem.

– Melhor Trilha Sonora, pode parecer impossível e estranho música no espaço. Porém, Steven Price criou para cenas quase apocalípticas, sons que arrepiam, enquadrando e satisfazendo toda e qualquer expectativas do público em cada cena.

– E finalmente Direção. Alfonso Cuarón também vencedor do Globo de Ouro por melhor Direção. O mexicano tem em seu currículo filmes como Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e A Princesinha, indicado ao OSCAR em 1995.

O filme é estrelado por nossa querida Sandra Bullock e George Clooney, como dois astronautas sobreviventes de um ônibus espacial danificado. Em missão a Dra. Ryan (Sandra), e o veterano Matt (Clonney) tem a missão de realizar reparos no telescópio espacial Hubble.

Depois de serem atingidos por um satélite enviado pela Rússia, os dois perdem contato com a terra. Com o decorrer da historia cabe a Sandra Bullock a grande responsabilidade de responder ao fator emocional exigido em uma história nem um pouco convencional escrita por Alfonso e Jonás Cuarón. Sandra é dona de um carisma impossível de ser substituído por qualquer outra atriz e o filme explora isso da melhor forma possível.

Sandra Bullok foi indicada a Melhor Atriz, mas perdeu para Cate Blanchet em Blue Jasmine.

Empatados com três troféus estão os filmes Clube de Compras Dallas e 12 anos de escravidão.

Clube de Compras Dallas

– Maquiagem e cabelo.

– Ator Coadjuvante, Jared Leto levou pelo desempenho do que poderia de dizer o de sua carreira. Rayon, seu personagem em Dallas é um transexual. O primeiro filme do ator no cinema em seis anos, Leto teve de emagrecer 13 quilos. Muito elogiado pelos críticos, ganhou vários outros prêmios além do Oscar, incluindo o Globo de Ouro e o troféu do Sindicato dos Atores.

– Melhor Ator. Assim Jared Leto, McConaughey teve de emagrecer 20 quilos, para representar Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS.

Baseado em fatos reais. Ron, desesperado por se ‘’curar’’ da doença, procura pelo remédio em fase de teste naquela época, o AZT. O remédio é combinado com outras drogas para evitar a mutação do HIV em formas resistentes ao melhora, acaba afetando a imunidade de quem é HIV positivo.

É no México que acha substâncias não toxicas ao corpo humano, e a partir dai Ron, junto a Rayon cria o Clube de Compras Dallas. Leto e McConaughey formam uma dupla emocionante. Apesar das fortes cenas, trouxeram lágrimas pelo simples reconhecimento que o ser humano é frágil, em vários dos seus aspectos.

12 Anos de Escravidão.

– Melhor Roteiro Adaptado, pelo escritor John Ridley.

– Atriz Coadjuvante, Lupita Nyong’o, a atriz queniana é a primeira queniana a levar um Oscar. No filme, Lupita interpreta Patsey, uma colhedora de algodão na fazendo dos Epps. Uma negra que se destaca dentre todos. Patsey é vitima principal dos maus-tratos físicos e psicológicos por seu “Mestre” Sr. Epps ( Michael Fassbender), e de sua esposa Mary (Sarah Paulson), uma mulher que assim como seu marido causa indigna por tamanha filhadaputagem.

– Melhor Filme. Arrisco-me a dizer que há anos procuro filmes que me deixem tão chocada, tocada, e apaixonada a trama se passa no período Pré-Guerra Civil nos EUA, no auge da escravidão.

Solomon (Chiwetel Ejiofor), um homem negro e livre, é sequestrado e vendido como escravo. Vitima de crueldade, Solomon luta para se manter vivo. Desse ponto em diante, acompanhamos o dia-a-dia com seus “donos”.

E num desses lugares ele conhece Bass (Brad Pitt), um abolicionista canadense que responsável para o desfecho da trama. Em uma linguagem direta e reta, sem maiores floreios, o filme baseado em fatos reais retrata com perfeição sentimentos por trás de cada cena. Sem falar dos atores, que nos deixam de boca aberta, mocinhos que tocam e vilões intoleráveis, roubando a cena completamente.

Espie aqui a lista de outras categorias ganhadores do Oscar em 2014:

MELHOR ATRIZ

– Cate Blanchett, por Blue Jasmine

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

– “Ela”, escrito por Spike Jonze

MELHOR ANIMAÇÃO

– Frozen Uma Aventura Congelante

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

– A Grande Beleza, por Paolo Sorrentino

MELHOR DOCUMENTÁRIO

– A Um Passo do Estrelato, por Morgan Neville.

FIGURINO

– O Grande Gatsby.

DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM

– The Lady in Number 6: Music Saved My Life.

MELHOR CURTA

– Helium

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

– Let it Go, de “Frozen” – Música e letra de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez.

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO

– Mr. Hublot

DESENHO DE PRODUÇÃO

– O Grande Gatsby.

 

 

Até o ano que vem ….

G. M. Zampoli

Previous Fabrício Carpinejar - Te pego na saída
Next Nelson Lameiras - Escola De Magia - @novoseculo

1 Comment

  1. David Galan
    03/04/2014

    Não conferi todos os filmes indicados, porém achei um pouco injusta a decisão e escolha de alguns critérios.

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)