Olá!

Confira a resenha de Aliança dos Povos – A caverna de cristais – livro II, da autora nacional Helena Gomes.

Sou muito fã de fantasia e ler uma história tão boa escrita por autor nacional é bom demais.

O primeiro livro, O arqueiro e a feiticeira  é mais curto, com quase 300 páginas, este já é o dobro e muito mais coisas estão acontecendo , há mais ação, tramas políticas, além de um platônico amor de Erin e Thomas, traições e lutas. Lembrando que é um livro juvenil.

Ainda sobre O arqueiro e a feiticeira, me lembrei muito de filmes e livros da década de 80, como O Feitiço de Áquila , a linguagem também é um pouco diferente de Aliança dos povos. Mas se o primeiro livro é bom, o segundo é ótimo.

No final de O arqueiro e a feiticeira, temos muitas revelações, Vince é na verdade Will, irmão de Thomas, criado pelo tio Savac, corrompido e aliado aos Nergals e que foi morto por Vince. Agora Thomas, Erin e Vince/Will partem de Britanya passando por uma fenda espacial e vão à Gaia . Eles precisam saber mais sobre os inimigos e encontrar aliados para acabar com o terror e medo promovido pelos Nergals, talvez encontrem alguma resposta procurando Tolkien, o último Guardião

São dimensões e épocas diferentes, e os Nergals querem dominar tudo. A rainha Loxian e a Nergal estavam em guerra e quando a rainha Loxian veio para nossa dimensão os Nergal a seguiram e estão se preparando para o derradeiro ataque.

A trama é bem escrita, cheia de nuances, complexa, mas que prende,e  as personagens são bem desenvolvidas, crescem muito em relação ao primeiro livro. Will tem de lidar com conflitos interiores além do que está acontecendo a sua volta, e também conseguir conquistar a confiança dos outros.

Li o eBook em dois dias, não conseguia largá-lo. Encontrei alguns pequenos erros de concordância, mas não compromete em nada a leitura. É um livro bem grande, mas muito agradável à leitura. Estou ansiosa para ler próximo, O despertar do dragão. Recomendo.

Sobre a saga

*fonte: blog oficial da autora

Considerada a primeira saga de literatura fantástica publicada no país por uma autora brasileira, agora publicada como e-book pela Rocco.

A Caverna de Cristais nasceu para ser contada em dois livros. Mas, sem que eu pudesse impedir, as aventuras do arqueiro Thomas foram crescendo, ganhando desdobramentos imprevisíveis e atraindo novos personagens e situações. Quando vi, tinha nas mãos uma saga de sete livros, várias histórias que se desenvolveram a partir da trama original.

Foi a própria caverna de cristais, o cenário encantado que aparece no prólogo de O Arqueiro e a Feiticeira, o livro 1, que me deu a explicação. As histórias nada mais são do que os diversos e variados reflexos dos mesmos cristais. Cada livro, portanto, é diferente do outro. O primeiro mergulha em um mundo medieval, enquanto o segundo, Aliança dos Povos, revela a essência de ficção científica da saga. Já o terceiro livro, Despertar do Dragão, conta três histórias em uma e começa uma quarta, incluindo a existência de mundos mágicos e seres como elfos e dragões. E assim A Caverna de Cristais continua até o sétimo e último título, misturando gêneros e subgêneros.

O que faço é contar histórias. E histórias que utilizam ingredientes com que gosto de trabalhar, como ação, humor, drama, romance, suspense e muitas reviravoltas. Há ainda as referências a filmes, livros, seriados de TV, HQs, desenhos animados, noticiário, enfim, qualquer fonte de inspiração que mereça ser citada e até homenageada. É desta forma que minha cabeça funciona, criando e recriando misturas diferentes, ditadas pela vontade irresistível de escrever histórias malucas que desejam, simplesmente, ganhar vida.

Capa, ficha técnica, sinopse

alianca dos povos

Aliança dos Povos

A Caverna de Cristais II

Helena Gomes

ISBN: 9788581224039
Editora: Rocco
Formato: epub
Ano Edição: 2014

Sinopse

No segundo volume da série A Caverna de Cristais, uma das sagas de fantasia e ficção científica pioneiras dentro da promissora literatura fantástica brasileira, Thomas, Erin e Vince partem de seu mundo medieval para planetas distantes com um único objetivo: encontrar aliados na luta desesperada contra os temidos nergals.

Em A aliança dos povos, após atravessar uma fenda espacial, entre o tecnológico povo de Gaia e estranhos alienígenas, os três jovens protagonistas enfrentam novos perigos, traições e até a própria morte. Afinal, Mudu-za, líder dos nergals, espera apenas o momento certo para desferir o golpe final.

A exclusiva edição eletrônica da série de Helena Gomes, incansavelmente revisada pela talentosa autora e dividida em sete volumes, conta com uma apresentação de Leandro “Radrak” Reis.

 

Bo a leitura

See ya!

Rosana Gutierrez