Avaliação

A história é boa, bem escrita e mantém a atenção do leitor. Mas faltou um pouco de emoção sincera nas personagens, talvez um pouco mais de profundidade. O final gera um certo desconforto, mas acredito que isso foi exatamente o que a autora quis provocar.

8
Nota

Olá!

Confira a resenha do livro resta um, da autora Isabela Noronha.

Lúcia é professora na universidade. É obcecada com seu trabalho. É casada com José , tranquilo. Eles tem uma filha de 12 anos, Amélia, que por conta da rigidez da mãe, é mais próxima do pai. Seus pais a chamam de Linha.

Amélia vai para uma festa na casa de sua amiga Bruna e nunca mais é vista.

Lúcia e José se desesperam e passam a procurá-la. Anos se passam e Lúcia continua firme em sua busca, obcecada. Nunca achando que não encontrará Amélia..

A história é contada intercalando o passado, quando Amélia some, o que acontece em 20122 com Lúcia e José e um terceiro momento, não muito claro a época, mas também de suma importância.

Lúcia abandonou tudo o que ela era e vive à sombra da profissional que era. Em um determinado momento, ela e José se separam, mas continuam em contato. Lúcia criou um site de desaparecidos.

A autora cria um clima tenso, onde você luta junta para descobrir o que aconteceu. Lúcia é uma personagem que mesmo passando por essa dor inimaginável, não gerou simpatia. mas sua obstinação é o fio condutor dessa trama. Capítulo a capítulo o quebra-cabeças vai tomando forma.

Eu desconfiei, em determinado ponto, do que poderia ter acontecido, mas acredito que é o hábito de ler esse gênero e ser muito detalhista ao ler. Mas o que aconteceu mesmo não dá para adivinhar, até quando tudo é revelado.

A história é boa, bem escrita e mantém a atenção do leitor. Mas faltou um pouco de emoção sincera nas personagens, talvez um pouco mais de profundidade. O final gera um certo desconforto, mas acredito que isso foi exatamente o que a autora quis provocar.

A capa me deu impressão de ser carvão  esse preto, e achei bem significativa. Diagramação e papel agradáveis à leitura. Recomendo.

 

Capa, ficha técnica, sinopse

 

resta um

Resta Um

Kasie West

ISBN: 9788535926330
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 304
Encadernação: Brochura
Formato: 14 X 21 cm
Ano: 2015
Tradução: Flavia Souto Maior

Sinopse

Lúcia sempre foi uma mulher que enxergou a vida pelo viés dos números. Professora respeitada do curso de matemática da Universidade de São Paulo, sua lógica cartesiana parecia manter sob controle todos os aspectos da existência. Um dia, porém, sua única filha, Amélia, não volta para casa. A criança desaparece sem deixar rastro, abalando tremendamente o pensamento racional da mãe.

Anos depois, a professora, que deixou a universidade e desfez o casamento, segue com a esperança de encontrar Amélia – embora seja a única a acreditar nessa possibilidade. E seus esforços parecem não ter sido em vão, pois recebe um e-mail que traz, por fim, a pista de alguém que diz conhecer o paradeiro da menina.

Entre a busca de Lúcia e a narrativa do desaparecimento de sua filha, acompanhamos as divagações de uma senhora que dedica a vida a cuidar do seu pomar.
Isabela Noronha costura neste romance de estreia uma sofisticada trama psicológica que cresce a cada página, levando-nos pelos estágios do desespero de uma mãe que perde o que lhe é mais valioso.

 

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez