Sabe aquele papo, amplamente abordado aqui no blog, de que livros tendem a ser muito melhores do que adaptações para TV e cinema? Pois temos mais um exemplo disso com Tem alguém na sua casa, da experiente Stephanie Perkins. Não que o livro ou a adaptação da Netflix tenham me tocado de maneira excepcional, mas creio que o filme seja mais uma vítima do formato engessado pelos anos de terror adolescente.
Um grupo de jovens, uma cidade pequena, um crime bárbaro. Quem é o assino? O outsider? A novata? Joga-se um jumpscare aqui, outro acolá; tira-se um sanguinho excessivo dali, põe-se em outra cena que estava meio seca; pronto! Temos mais um filme de terror/suspense!
No livro, embora a trama não seja das mais envolventes, é possível detalhar mais, explorar as várias camadas que cada personagem tem, desenvolver melhor a história e assim alcançar o interesse do público, como acontece, por exemplo, com a protagonista Makani, a novata da escola, que, por causa de um segredo de seu passado recente, teve que deixar sua ensolarada vida no Havaí, rumo à fria, acinzentada e chata cidade de Osborne, no Nebraska. Nenhum dos adjetivos acima foi utilizado pela autora, mas uma escrita paciente e detalha foram suficiente para pintar o quadro na cabeça do leitor. Muito mais do que as imagens feitas pelo formato-padrão dos filmes do gênero.
Aliás, falando em Makani, e esse segredo que passa despercebido no filme, mas no livro ganha força e chama a atenção desde as primeiras páginas? Fica mais fácil desenvolver uma história de modo convincente quando se tem um número infinito de páginas para isso e não um reloginho te dizendo que tudo tem que se resolver em no máximo duas horas.
Longe de mim dizer que Tem alguém na sua casa é uma obra de terror (ou suspense) impecável e definitiva, mas é bem melhor e mais atrativa que o filme ao qual deu origem. Da mesma forma, não estou dizendo que todo e qualquer longa-metragem inspirado em livro é ruim; pelo contrário! Há muitos que se saíram bem na tarefa, mas não foi o caso aqui.
Capa, ficha técnica, sinopse
Tem alguém na sua casa
Stephanie Perkins
ISBN: 9786555603415
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Encadernação: Brochura
Formato: 23 x 16 cm
Edição: 2021
Sinopse
A cidadezinha de Osborne, no interior do Nebraska, amanhece com duas notícias igualmente chocantes para seus moradores: a primeira é que Ollie Larsson, “garoto-problema” da escola, pintou o cabelo de rosa. A outra? O assassinato brutal da jovem Haley Whitehall. E logo fica evidente que a morte dela não será a última, porque um assassino está à solta, e ninguém está a salvo.
Makani Young sabe bem disso. Morando há quase um ano com a avó, a jovem está se adaptando ao novo lar, mas ainda é atormentada por seu passado no Havaí. E, conforme os alunos de sua escola começam a ser assassinados de forma cada vez mais perturbadora, ela se dá conta de que sua hora talvez esteja mais próxima do que imagina.
Sem escapatória, Makani se lança em uma busca arriscada e alucinante pelo autor dos crimes, enquanto é forçada a encarar sentimentos inesperados e seus segredos mais sombrios.
Unindo romance e mortes sangrentas em uma trama ágil, ácida e repleta de reviravoltas, Tem alguém na sua casa é uma homenagem a filmes como Pânico e Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e deu origem ao aguardado filme da Netflix de mesmo nome.
Compre o livro
No Comment