halloween top5

ESPECIAL DE TERROR

Olá!

Halloween para mim é sempre época de relembrar filmes de terror e suspense que AMO.

Assisto a esse tipo de filme desde criança, e sempre foram meus queridinhos. Talvez seja por conta das tardes e muitas madrugadas ( escondido, claro), que eu e meu irmão nos divertíamos assistindo de filme B a grandes clássicos, principalmente quando tinha sangue e sustos. E muitas risadas, pois eu rio demais, principalmente nas versões originais, onde costumo brincar e dizer que dá para ver o zíper na fantasia do monstro. Mas mesmo assim, rendem uns bons sustos.

Muito antes de sair “Pânico” e falarem sobre o que nunca deve ser feito pelas personagens dos filmes, pois é morte na certa e clichê, eu já  falava e tinha minha própria lista e a dica principal é “o primeiro susto, nunca é o monstro…”, é só para aquecer (risos).

Passamos alguns anos meio órfãos de filmes de terror, e de uns três anos para cá, eles voltaram. OBA!!!!

Não vou só citar filmes mais antigos, fica para um outro top5 😀

É muito difícil para mim, nomear 5 , pois são muitos meus queridinhos, mas vamos lá.

 

Os Outros (2001)

The Others, dirigido por Alejandro Amenábar.

os outros

Esse filme pode fazer a dúvida surgir quando for comprar uma casa ( risos).

Nichole Kidman está de matar ( desculpe o trocadilho) como Grace Stewart. Ela é uma mãe católica que vive com seus dois filhos pequenos Anne e Nicholas, em uma mansão no campo da remota ilha de Jersey, no fim da Segunda Guerra Mundial. As crianças, por conta de um rara doença, não podem em absoluto tomar sol, nenhuma exposição.

Três servos chegam para ajudar na casa e com isso, coisas estranhas passam a acontecer. A Grace encontra um livro, o “livro dos mortos” do século XIX que é um álbum de fotos de familiares falecidos. Isso era muito comum, apesar e macabro.

Portas são encontradas abertas, cortinas abertas, tudo leva a crer que há intrusos na casa. lembrando que as crianças não podem com luz. Grace passa a caçar esses intrusos e dar bronca em sua filha dizendo que fantasmas não existem.

Grace sai da casa em meio a uma névoa e encontra seu marido, Charles, que ela havia pensado ter sido morto na guerra, ele está muito distante. Depois ele vai embora.

Ela se convence de que algo profano está na casa, ela sai na névoa para falar com o padre local para abençoar a mansão. E fica claro que os funcionários escondem algo. Há muitos sustos e um grande mistério por trás dos Outros, os intrusos na casa.

Trailer

4

Sexta-feira 13 (1980)

Friday the 13th, criado e dirigido por Sean S. Cunninghan

sexta feira 13

Um filme slasher que adoro é Sexta feira 13, mas só o primeiro que eu realmente gosto. São mais de 12.

Por conta do baixo orçamento, fizeram um monte de improvisos, e numa entrevista do diretor e equipe, que assisti há muitos anos, fiquei sabendo que aquela musiquinha de fundo, quando aparece o Jason? nada mais é que “kill mom” gravado e repetido várias vezes e com delay. Então  “chi, chi, chi; ha, ha, ha” é “ki, ki, ki, ma, ma, ma”, pronunciando as sílabas “ki” e “ma” .

Adolescentes no acampamento no Crystal lake , são massacrados e sempre sobra uma das vítimas.

Aqui estrela Jason Voorhees como o assassino em série. A personagem, além do Freddye Kruger, é outro ícone dos filmes de horror.

Chama sexta-feira 13 pois o Jason Voorhees nasceu em 13 de junho de 1946. Em 1957 , ele “morre”afogado no lago Crystal. As pessoas achavam que ele tinha problemas mentais.  E a matança começa. Sua mãe, Pamela Voorhees surta e mata todos adolescentes e monitores, pois os culpa pela morte de seu “filhinho”.

Mas uma garota consegue matar a mãe de Jason, cortando sua cabeça com um facão (aqui eu estou rindo ensandecidamente, pois imagine uma garota com um facão cortando a cabeça da mulher louca). No segundo filme ela aparece reconstruindo sua vida e abrindo a geladeira e dando de cara com a cabeça da Pamela Voorhees kkkk

Nesse filme o astro de hollywood Kevin Bacon participou ,  mas ele não era conhecido ainda.

Nesse filme , na verdade, na série toda, tem todos os tipos de morte, machadada, facão, estrangulamento, flechada e outros que nem lembro agora, mas garantes sangue para todos os lados. Um ótimo filme slasher.

Trailer

Carrie, a estranha (1976)

Carrie, dirigido por Brian de Palma

Gosto mais da versão de 1976, pois  além de dirigido por Brian de Palma e tendo Sissy Spacek como Carrie, o sangue e a atmosfera que envolvem o filme, são diferentes dos remakes de 2002 com Angela Bettis e de 2013 com Chloë Grace Moretz. É muito mais assustador

A mãe de Carrie White é uma religiosa ferrenha, Carrie a esquisita da escola, e a cena clássica do baile, copiada em vários outros filmes e até novela, onde ela é eleita rainha e em seguida coberta de sangue de porco, numa brincadeira, que desencadeia seus poderes paranormais ( risos) detonando tudo a sua volta.  Ah, John Travolta é um dos meninos que ajudam nessa brincadeira maldosa.

Na lápide , aparece Carrie burns in hell! E só para pontuar o que eu disse sobre ser mais marcante e  “asustador”,  o poster do filme de 1976 e os mais recentes.

carrie

Trailer

2

Quando as luzes se apagam (2016)

Lights out, dirigido por David F. Sandberg

qdo as luzes

Esse filme me surpreendeu. Você tinha razão em ter medo do escuro ( risada macabra )…

Um curta-metragem que virou viral e o diretor fez adaptação para cinema.

Lembram da Samanta em O Chamado saindo de um poço e andando? Pois é,  essa “coisa” de quando as luzes se apagam é meio macabra também. E ela anda pela luz. Então não fique no escuro.  Até me lembrou os livros da série Fever da Karen Marie Moning onde as criaturas temiam a luz.

Já começa com a clássica cena onde a luz não acende, pisca, a funcionária da fábrica avisa ao chefe, que ignora e claro, ele vira estatística…

Essa entidade que pode ser vista na escuridão, aterroriza a família da viúva e o garotinho quando a vê . A mãe, deprimida e numa casa cheia de sombras, parece não se importar muito com o fato do filho ver algo. A irmã mais velha,Rebecca , que mora em outro lugar, acaba levando o irmão para passar a noite em sua casa e acaba lembrando de eventos inexplicáveis e assustadores de sua infância. Sua mãe guarda segredos e a agora Rebecca vai precisar salvar sua família.

Com várias cenas onde você quer gritar com as personagens por estarem no escuro e muitos sustos.

Trailer

1

A hora do pesadelo (1984)

A nightmare on Elm Street, dirigido por Wes Craven

hora pesadelo

Eu simplesmente adorava o Freddy Krueger.  Os efeitos toscos eram muito legais e aquela musiquinha quando passava na TV, dublado, era o maior terror : 1,2 ele vai te pegar…

Dessa franquia, que foi muito sucesso nos anos 80 e 90, nada menos que Johnny Depp , passou por ela. Mas claro, ele morre kkkk E vale lembrar que o astro principal era Robert Englund como Freddy Krueger

Ah, vale salientar que Wes Craven é o “cara”para dirigir filmes de terror . E ele não só dirigiu, como escreveu A hora do pesadelo.

Freddy Krueger um assassino queimado pelos pais das vítimas, volta a assombrar, invadindo os sonhos dos adolescentes.  E tudo que acontece no sonho, acontece com o adolescente , então espere sangue e gritos kkkkkkk

Trailer

Bom divertimento!

See ya!

Happy Halloween

Rosana Gutierrez

  **só para complementar, terror e horror acabam sendo sempre citados como se fossem a mesma coisa,  “a grosso modo”, sem entrar em minúcias mesmo, tudo que dá susto, medo, deixa com aquela tensão é terror e tudo que tem sobrenatural ,  monstro (heheh) , criaturas é horror. 

Já,  o thriller é o suspense, seja em filme, teatro, romance . 

Mas em especial na literatura policial é muito utilizado . **