Avaliação

um verdadeiro guia para alcançar um novo patamar de saúde e consciência, não só em relação ao próprio corpo, mas a tudo o que nos rodeia.

9
Nota

Olá!

Para quem ainda não conhece, visite nossa seção exclusiva – Livrólogos Gourmet . Lá há dicas, receitas, resenhas , todas com foco em gastronomia.

nutrindo

Recebi da Rocco o livro Nutrindo seus sentidos, da autora Laura Pires e faço um convite, por uma semana, alimente-se de maneira mais saudável. Isso é possível e sem ser comidas chatas ou pratos mirabolantes de serem feitos.

No livro a autora nos ensina receitas Ayurvédicas, que são super saudáveis e gostosas, coloridas e simples de serem elaboradas.

Não vou entrar na parte filosófica, vou focar na receita em si.

“De acordo com este sistema, cada pessoa é influenciada por três doshas: Vata, Pitta e Kapha. A maior intensidade de um ou outro acaba interferindo na maneira de agir, nos desequilíbrios que se manifestam, assim como regulam todas as funções do nosso organismo e auxiliam na respiração, circulação, batimentos cardíacos, entre outros.”

No canal Livrólogos, vou postar vários vídeos elaborando as receitas, mas aqui separei uma simples de ser feita.

Ah, a Ayurveda recomenda o consumo de laticínios e derivados de leite. Mas já que é para ser simples e não assustar ninguém , logo de cara, escolhi outro tipo de leite. Um vegetal.

Quero lembrar também, que a recomendação da Ayurveda não é o uso de leite que vem caixinha, ou em pó, é o leite saudável, sem ser industrializado ( eu gosto de duas marcas, leite A da Xandô e o Paulista). E também não adianta usar leite de grãos, mas industrializado.  ë possível fazer em casa, vários, como leite de coco, amêndoas, castanha do Pará… Então vamos ao que escolhi e faz parte do livro.

Leite de Castanha do Pará

Indicado para Vata, Pitta

leite castanha para

Ingredientes

1/2 xícara de castanha do Pará

1 Litro de água

Preparo

Bata bem a castanha e a água no liquidificador, até desmanchar completamente. Em seguida coloque em um recipiente. Não é necessário coar.

Eu gosto de armazenar em recipiente de vidro. Por conta desses resquícios da casca, acaba ficando uns pontinhos escuros que sobem quando você deixa o leite descansar. Não tem problema, eu uso assim.

No livro não fala nada sobre deixar de molho. Fiz exatamente como está na receita. Depois deixei gelar e coloquei chocolate em pó. Ficou muito bom!

O livro é uma delícia. Bem diagramado, com bastante fotos e receitas simples de se elaborar. Recomendo

Capa, ficha técnica, sinopse

nutrindo sentidos

Nutrindo seus sentidos

Laura Pires

ISBN: 9788568696392
Editora: Bicicleta Amarela
Número de páginas: 216
Encadernação: brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2016
Fotografia: Diego Cagnato

Sinopse

Depois de apresentar os princípios básicos da Ayurveda no bestseller O sabor da harmonia, indicado pelo apresentador Rodrigo Hilbert como seu livro favorito em matéria no jornal O Globo recentemente, Laura Pires volta a dividir com os leitores sua experiência com esse sistema de saúde e bem-estar milenar e os convida a descobrir novos hábitos e a levar mais cor, sabor, saúde e vida às suas refeições. Com cerca de 200 receitas, Nutrindo seus sentidos é um verdadeiro guia para alcançar um novo patamar de saúde e consciência, não só em relação ao próprio corpo, mas a tudo o que nos rodeia.

Bon Appétit !

Rosana Gutierrez