Olá!

Confira a resenha do livro Adeus Tóquio, da autora Cecília Vinesse. Publicado pela editora Globo, Selo Globo ALT.

É um drama adolescente e dinâmico . Curioso observar que a autora retrata Tóquio em suas múltiplas facetas que vale a pena conhecer. Como por exemplo a estação de trem Shibuya e a estátua de Hachico, o cão que esperou, por anos, o seu dono na  estação.  O Santuário Meiji (xintoísta), e Tóquio Tower, a segunda maior construção do Japão cuja arquitetura é moldada segundo a Torre Eiffel.

Nessa  bela cidade, mistura de cultura tradicional e moderna, mora Sophia de 17 anos com a mãe e a irmã Alison. Ela nasceu no Japão, mas, ainda criança de colo, foi morar com a mãe em Nova Jersey. O pai mora em Paris e já formou nova família. Ela tem vontade de morar com ele, aprender a língua, mas a irmã Alison se opõe frontalmente. Ela vai à França apenas em férias.

“Alison e eu não podíamos falar sobre nosso pai, isso só nos faz brigar.”

Sophia vai voltar a morar em Nova Jersey com a mãe e a irmã. Ela tem apenas uma semana para arrumar as malas e partir da cidade onde fez amigos como David (australiano) de quem ela gosta, e Mika, garota rebelde, que não perde oportunidade de desafiar os pais.

Seus últimos dias são muito intensos: ela quer se despedir  pra valer, curtindo a cidade com seus bares, boates e caraoquês e os amigos.

“Tóquio nunca escurecia totalmente, nem à noite. O tráfego da rua parecia um rio, como água correndo por cima das rochas.”

Sophia tem pendências emocionais para resolver antes de deixar a cidade.

Ela só não contava com a volta de Jamie à cidade.  Ele é muito amigo de Mika. Não vai ser nada fácil para Sophia. Por conta de um desentendimento no passado, ela não quer encontrá-lo.

“Todos nós construímos alguém em nossa cabeça. Todos nos machucamos por causa de alguém que nos magoa.”

Chega o momento da partida.  Sophia vai, finalmente, deixar a cidade.

“Na estação, a vida segue. A manhã segue em frente E ele ainda não parece longe assim, embora eu talvez nunca mais  o veja.”

Com uma bela capa e diagramação agradável à leitura, é um livro imperdível. Recomendo.

Capa, ficha técnica, sinopse

adeus-toquio

Adeus Tóquio

Seven days of you

Cecilia Vinesse

ISBN: 9788525062208
Editora: Globo ALT
Número de páginas: 264
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2017
Tradutor: Alice Klesck

Sinopse

Sophia tem apenas uma semana em Tóquio antes de voltar a morar nos EUA. Sete dias para dizer adeus à cidade que a acolheu e que lhe deu seus únicos amigos.

Entre caraoquês, comidas exóticas e cabelos coloridos, Sophia inicia a contagem regressiva do tempo que ainda resta para resolver todas as questões emocionais que a mantém ligada a essa cidade viva, elétrica e tão apaixonante.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez