Michael Seth Starr – Ringo @planetalivrosbr #resenha


ringo

Confira a resenha de Ringo – A História Do Baterista Mais Famoso Do Mundo Antes E Depois Dos Beatles, de Michael Seth Starr . Publicado pela Editora Planeta.

Um sobrevivente chamado Ringo

Deliciosa biografia conta como Richard Starkey superou todas as adversidades e se tornou membro da banda mais famosa do mundo

Parece mesmo que ter uma vida problemática é pré-requisito para ser um beatle. A brincadeira, óbvio, está ligada a tumultuada e conhecidíssima biografia de John Lennon, mas ela vale, sim, para Ringo Starr. Último a entrar para quarteto, o baterista teve uma infância marcada por abandono paterno, dificuldades financeiras e principalmente problemas de saúde.

Em relato precisamente impreciso, o biógrafo Michael Seth Starr – que não, não é parente do biografado – se aproximou de pessoas que acompanharam Ringo durante todas as fases de sua vida, a fim de nos apresentar um pouco mais sobre o homem por trás da bateria dos Beatles. É difícil de acreditar, por exemplo, que sua brilhante carreira tenha tido início na ala para tuberculosos do hospital no qual ficou internado entre os 13 e os 15 anos de idade. Sem ter muito que fazer para se distrair, o jovem Richy parecia se interessar apenas em batucar o tambor que lhe era dado durante aulas de música e artes.

Uma vez curado da doença, muito atrasado na escola, com horror à ideia do serviço militar e fascinado pela ideia de ser baterista, Richy viu no crescimento do Skiffle – gênero com origem no Jazz e no Blues, que utilizava instrumentos improvisados – sua chance de entrar no meio musical, que até então nunca o tinha interessado.

À medida que ele ganhava habilidade, o Skiffle perdia popularidade para o rock norte-americano e foi nessa época em que Richy ganhou sua primeira bateria, de seu padrasto. Logo integraria a formação de Rory and the Hurricanes, tornando-se o baterista mais famoso de Liverpool; e assim como o destino o fez descobrir sua vocação durante o tratamento da tuberculose, o mesmo destino mandou os Hurricanes para uma temporada de shows em Hamburgo, onde o agora Ringo Starr – apelido ganho por ser vários anéis – fez amizade com outra banda contratada de Liverpool: os Beatles.

A amizade quase que instantânea, a insatisfação do grupo com o baterista Pete Best e a popularidade assustadora que os Beatles ganhavam, logo fizeram Ringo trocar de banda; porém, com a troca vieram as primeiras críticas à sua habilidade, fazendo-o manter uma relação não mais do que educada com o produtor George Martin. Afora tais críticas, Ringo também se sentia envergonhado por sua pouca escolaridade e muitas vezes constrangido por ser classificado como o “beatle menos importante”, usando o humor como mecanismo de defesa. A fama dos Beatles, no entanto, se sobrepôs a tudo isso, e Ringo entrou para a História com seus amigos. Com o fim do quarteto, lançou-se em uma carreira-solo de sucesso. Hoje vive feliz, com a esposa Barbara Bach, os três filhos, as críticas, as piadinhas, o estrelato e longe do alcoolismo, mais uma das tantas dificuldades de sua vida.

Capa, ficha técnica, sinopse

ringo

Ringo

A História Do Baterista Mais Famoso Do Mundo Antes E Depois Dos Beatles

Michael Seth Starr

ISBN: 9788542213898
Editora: Planeta do Brasil
Número de páginas: 480
Encadernação: Brochura
Formato: 17 x 28 cm
Edição: 2018

Sinopse

Nos anos 1960, quando Richard Starkey ficou mundialmente conhecido como Ringo Starr, o grande público desconhecia as batalhas pessoais que o jovem já havia enfrentado. Nascido em 1940 em Dingle, um dos bairros mais agitados de Liverpool, o Beatle – que em 2018 recebeu da realeza britânica a honraria de “sir” – teve uma infância difícil, marcada por pouca escolaridade, doenças graves e longas internações hospitalares. Apesar de sua clássica discrição, Ringo já era considerado o melhor baterista de Liverpool quando John Lennon, Paul McCartney e George Harrison o convidaram a fazer parte da banda The Beatles. Hoje, quase sessenta anos após a dissolução da banda, as músicas e obras dos Beatles continuam muito populares, assim como Ringo segue um ícone do rock. E para que seus admiradores possam finalmente conhecer em profundidade a vida do músico, Ringo traça a biografia completa do baterista, com todos os seus triunfos e vícios, os sonhos e polêmicas que os quatro jovens viveram, assim como os ressentimentos que marcaram o rompimento da banda. O livro detalha ainda a carreira de “Richy” pós-Beatles, marcada por sucessos no topo das paradas, excessos e abuso de álcool e a superação de muitos conflitos emocionais. Reconhecido por sua música e contribuição ao seu país, “sir” Ringo Starr tem certamente uma das biografias mais incríveis que você lerá.

Boa leitura

Compre o livro em

Amazon

Livro recebido pela parceria com a editora
Previous Resultado #NoraDay2018
Next Top 5 - Halloween [email protected]

1 Comment

  1. Oi, Diego.
    Esse livro deve ser mesmo interessante!
    Não sou muito de biografias, mas tenho uma amiga apaixonada e agora já sei o que dar pra ela de Natal! Rs…
    beijos
    Camis

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)