Bohemian Rhapsody #filme


A Vossa Majestade Freddie Mercury

Resumão da vida de uma das maiores lendas do rock.

Meu primeiro amor na música foi a voz do Freddie Mercury, meu primeiro vinil, a razão de eu estudar canto e por aí vai. Livros, discos, shows, bootlegs, um arsenal que guardo com muito carinho.

Quando ouvi rumores, em meados de 2010 sobre um filme da vida do Freddie Mercury, fiquei curiosa e ansiosa . Pensei em tudo que li nas biografias, o que vi nos jornais, os excessos e polêmicas e em como colocariam isso tudo em um filme de um pouco mais de duas horas.

A princípio escalaram Sacha Baron Cohen (Borat, O ditador, Bruno) e fiquei bem feliz com a escolha, mas por divergências com a banda, foi descartado. No fim, escolheram Rami Malek ( Mr. Robot, Papillon) que com ajuda de 3 preparadoras, impressiona na atuação. Os maneirismos, a postura no palco, convence. Dá para sentir o coração acelerar ao vê-lo atuando.

O filme inicia e termina com o maior show em prol da fome na Africa, o Live Aid em 13 de julho de 1985, organizado por Bob Geldolf . Logo nos primeiros instantes do filme, você já sente uma corrente passando pelo corpo, como um calafrio, ao ver o Freddie Mercury , é impressionante.

A sincronia, interpretação dos atores é bem convincente. Os membros do Queen deram várias dicas ao atores também.

Sendo um resumo, deixou muitos detalhes de fora, como a infância, que só foi mostrada através de fotos numa conversa.

A linha de tempo se passa desde o início do Queen, gravações e composições, tendo auge da banda na criação de Bohemian Rhapsody, que serve de fio na história.

show madison square garden
Show Madison Square Garden

De aluno de design – ele criou o icônico logotipo da banda – a lenda , mostra um pouco das extravagâncias, o glam rock dos anos 70, o grande amor de sua vida, e amiga, Mary, a homossexualidade numa época difícil de ser aceita pela sociedade, o auge e o declínio na briga e separação da banda depois do lançamento de Hot Space e Freddie partindo para carreira solo.

O comportamento destrutivo com drogas e excessos ao gravar esses discos solo, o afastamento dele, do que ele sempre considerou uma família, Queen, fica bem evidente nesse período. E depois o reencontro, com ele já doente, e na época, com sobrevida curta em decorrência da AIDS.

Nesse momento ele dá tudo de si, para deixar sua marca para sempre na música.

Sempre fechado sobre sua vida pessoal, apesar dos tabloides publicarem fotos dele e suas festas e explorarem isso, só assumiu publicamente que tinha AIDS às vésperas de sua morte em 24 de novembro de 1991. Um dia triste para a música.

Apesar de não se aprofundar muito, o filme mostra uma linha de tempo que satisfaz, percorrendo os primeiros 15 anos da banda, externando a solidão de Freddie, mas também nos brindando com sua genialidade e intensidade no palco que o tornou lendário. E finaliza nos proporcionando a experiência de ver Queen em seu melhor show, Live Aid em 1985.

Recomendo!

Curiosidades e mais informações

O projeto foi iniciado por Bryan Singer e concluído por Dexter Fletcher.

Adam Lambert , atual vocalista que acompanha o Queen, aparece muito rapidamente numa cena em que Freddie está ligando para Mary de um telefone público.

Ah já ia me esquecendo, ele amava gatos e isso mostram bem ao longo do filme.

Por não se tratar de um documentário, e sim de uma obra de ficção, alguns shows aparecem no filme, com uma linha do tempo não muito certa. Por exemplo, o Queen veio ao Brasil em 1981, mas tocou em SP, no estádio do Morumbi ( dias 20 e 21/03) com coro em Love of my life e público record , mas retratam como se fosse no Rio de Janeiro – o Rock in Rio foi só em janeiro de 1985, onde também teve o coro do público cantando Love of my life. Mas vale a liberdade poética para encaixar no filme.

 

morumbi-1981-TVband
Queen – Estádio do Morumbi
Foto: Divulgação Band

 

Deixo o link do show para vocês conferirem inclusive a vocalização que ele faz, que virou icônica no Live Aid, anos depois.

Infelizmente a Band só transmitiu o primeiro show e nem registrou o segundo – 110 mil pessoas.

Veja o jornal da época – aqui ( fonte – site tricolorontherock.com.br)

Elenco
Rami Malek (Mercury), Lucy Boynton (Mary Austin), Gwilym Lee (May), Ben Hardy (Taylor) e Joseph Mazzello (John Deacon) nos principais papéis.

bohemian rhapsody

Sinopse

Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

Bom divertimento!

See ya

Rosana Gutierrez

Previous Top 5 - Halloween [email protected]
Next Stan Lee

5 Comments

  1. 13/11/2018

    Oiê Rosana!

    Menina eu não conhecia o filme, eu adoro o Freddie, não tem como não amar essa voz ne?

    Tô super curiosa! Amei a indicação!

  2. Sara Kerolen
    12/11/2018

    oii tudo bem ?

    estou louca pra ir ver essa obra de arte mais ainda não tive a oportunidade de ir no cinema e ve terei que esperar um pouco mais 🙁 mas sei

  3. Olá!! 🙂

    Ja ouvi falar muito deste livro, e de Mercury nem se fala XDD

    Enfim, ainda bem que trouxeste este post, mesmo que procurasse mais sobre uma opiniao do filme para saber se o verei ou nao 😛

    Boas leituras!! 😉

  4. Oi, Rô.
    Lendo sua resenha deu para perceber que você é super fã! Rs…
    Eu gosto de Queen, mas ultimamente ando tão zoada que nem mesmo o Freddie Mercury me anima a ir no cinema! Rs… Só para variar, vou esperar para ver quando sair na tv a cabo!! Rs…
    beijos
    Camis

  5. Vanessa
    10/11/2018

    Olá!
    Uma amiga minha comentou que foi assistir e também vi muita gente falando sobre nas redes sociais (infelizmente alguns comentários de pessoas preconceituosas e sem noção) e eu que nunca acompanhei nada sobre essa história, fiquei curiosa para assistir!
    Adorei a descrição do filme e conhecer alguns detalhes mesmo que resumidos sobre o Freddie.

    Beijos!

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)