Rita Lee – Amiga Ursa @globolivros #resenha


amiga ursa - Rita Lee

Vovó Ritinha e as novas gerações

Há décadas conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro”, Rita Lee – ou mais recentemente a Vovó Ritinha – possui uma faceta nem tão conhecida do grande público, mas que tem como obrigação ser explorada: escritora. Depois de alguns livros infantis lançados há muitos anos e uma recente e bem-sucedida autobiografia, Rita nos presenteia agora com seu nono trabalho literário; Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz. Feito para o público infantil, o livro conta a história real de como uma ursa parda da Sibéria foi trazida para um circo brasileiro – não, ela não virou deputada! – e após anos de maus tratos, finalmente conseguiu ser resgatada e hoje vive feliz em um santuário de animais.

Simples, curto, direto e assertivo, o livro não apenas cumpre a missão de conscientizar as crianças sobre a tristeza proporcionada pelo tráfico e maus tratos aos animais, como também as estimula a exercitar o conhecimento através de páginas interativas para que elas próprias escrevam sobre cuidados e alimentação dos bichinhos.

Todavia, porém, é importante observar que eu, autor desta resenha e amante dos animais, não sou o público da obra em questão. Assim, depois de lê-la e já com uma opinião formada, dei-a de presente para minhas sobrinhas Laura, nove anos, e Helena, oito, para que elas pudessem aprecia-la e me dar um parecer.

“Eu achei interessante. Ele conta muito sobre os animais e sobre como cuidar deles. Gostei bastante do livro também porque fala da Luisa Mell, e eu amo a Luisa Mell. O livro, você não quer parar, porque quer descobrir logo o que aconteceu com os ursinhos. Eu também sou contra os maus tratos, e circo bom é circo sem animais”, afirmou Laura.

Helena, que teve o jogo de celular confiscado, completou: “gostei que tem urso, e eu adoro urso. E também gosto de livros que começam tristes, mas que tem um final feliz. Eu gostei do livro também que tem páginas pra você escrever, você meio que escreve uma parte da história”.

Jamais descreveria melhor. No entanto, o entusiasmo das pequenas ao ver a ídola Luisa Mell na história – elas acompanham sua luta pelos animais há anos – levantou outra questão: “vocês conhecem a Rita Lee?”. Helena, já com a cara no jogo novamente, respondeu sem piscar: “não conheço, mas agora eu gosto dela!”. Sem mais.

Capa, ficha técnica, sinopse

Amiga Ursa

Uma história triste, mas com final feliz

Rita Lee
Ilustrado por: Guilherme Francini
ISBN: 9788525067715
Editora: Globinho
Número de páginas: 46
Encadernação: Brochura
Formato: 18,9 x 24,5 cm
Edição: 2019

Sinopse

Rita Lee para crianças Em seu novo livro, Rita conta a história da ursa Rowena, que se chamava Marsha e veio parar no Brasil vítima de tráfico de animais. Durante anos, ela foi maltratada em circos e zoológicos até ser resgatada e ir para o Rancho dos Gnomos, onde vive seu tão aguardado final feliz. Pensando que as crianças podem mudar o planeta, Rita é a vovó Ritinha, umas das personagens da obra e grande protetora dos animais. De maneira leve e divertida, ela aborda temas como geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente – e, é claro, o respeito aos animais! Além disso, o livro tem espaços para as crianças escreverem e desenharem, interagindo com a história.

Boa leitura

Compre o livro em

Amazon

Livro recebido pela parceria com a editora

Previous dicas e descontos
Next Toma que o livro é teu

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)