Louise Penny – Natureza Morta @editoraarqueiro


Natureza Morta, de Louise penny. Publicado pela editora Arqueiro.

Neste livro de estreia do Inspetor Armand Gamache, Louise Penny demonstra um controle extraordinário sobre o enredo e aquilo que o leitor pode ou não saber a cada página. Apesar de um passo um pouco lento, a autora desenvolve Natureza Morta de forma tão envolvente que se torna impossível não continuar na leitura.

Na manhã após o dia de Ação de Graças canadense, o inspetor-chefe da Sûrete du Québec, Armand Gamache é chamado para investigar a morte repentina e violenta de uma senhora aparentemente querida por todos e sem inimigos no pequeno vilarejo de Three Pines, a poucas horas de Montréal. No lugar, em parceria com sua equipe de investigadores, Gamache começa a desvendar as nuances que formam esse lugarejo desconhecido e seus habitantes.

Somos apresentados a Clara e Peter Morrow, um casal de artistas com problemas financeiros, apesar de venderem seus trabalhos por valores consideráveis; Ruth Zardo, uma poetisa renomada que faz questão de manter sua fachada de azedume e desconfiança com o mundo; Olivier e Gabri, um casal que gerencia a hospedaria e o bistrô de Three Pines; Ben Hadley, herdeiro da família mais abastada do lugar, que passou a vida toda à sombra de sua mãe; e Jane Neal, uma senhora adorável que, infelizmente, é o corpo encontrado na primeira página de nossa história. Outros personagens igualmente importantes são tratados durante a história, mas eu precisaria escrever 10 páginas só para tratar de cada um deles; Penny consegue inserir uma gama variada de personas e nenhuma fica sem o devido desenvolvimento.

Já no núcleo investigativo (leia-se: a equipe de Gamache), encontramos Yvette Nichol, uma jovem investigadora que acaba de ser transferida para o Departamento de Homicídios e que tem um grande desejo de se provar, contudo, apresenta sintomas fortíssimos de egocentrismo e não consegue enxergar os erros em si mesma; Jean Guy Beauvoir, o mais antigo parceiro de Gamache e um aprendiz notável do inspetor; e Isabelle Lacoste, uma investigadora exemplar sempre disposta a fazer o necessário pelo bem da investigação e muito mais durona do que seu exterior demonstra. É digno de nota a forma como Penny conseguiu criar em mim uma aversão forte à Agente Nichol e toda a forma como ela tratar os acontecimentos que a concernem.

Quanto à própria história, Penny navega pela vida dos habitantes de Three Pines, as relações entre eles e a vítima, e entre si, além das maneiras como cada um é afetado por revelações assombrosas entregues no momento certo e da forma mais adequada. Em nenhum momento a autora perde o fio da meada ou deixa pontas soltas que não pretenda amarrar mais adiante. Ademais, o envolvimento do leitor na trama é extraordinário, levando-o por um caminho aparentemente correto para se descobrir o culpado, mas ainda entregando uma reviravolta digna a poucas páginas do fim.

Louise Penny e seu Inspetor-chefe Armand Gamache são, sem sombra de dúvidas, indicados para leitores que já se entregaram à escrita de Agatha Christie, Conan Doyle e Sidney Sheldon.

Capa, ficha técnica, sinopse

Natureza Morta

Louise Penny

ISBN 978-6555652666
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 304
Encadernação: brochura
Formato: 16x 23 cm
Edição: 2022

Sinopse

O experiente inspetor-chefe Armand Gamache e sua equipe de investigadores da Sûreté du Québec são chamados a uma cena do crime suspeita em Three Pines, um bucólico vilarejo ao sul de Montreal. Jane Neal, uma pacata professora de 76 anos, foi encontrada morta, atingida por uma flecha no bosque.

Os moradores acreditam que a tragédia não passa de um infeliz acidente, já que é temporada de caça, mas Gamache pressente que há algo bem mais sombrio acontecendo. Ele só não imagina por que alguém iria querer matar uma senhora que era querida por todos.

Porém, o inspetor-chefe sabe que o mal espreita por trás das belas casas e das cercas imaculadas e que, se observar bem de perto, a pequena comunidade começará a revelar seus segredos.

Natureza-morta dá início à série policial de grande sucesso de Louise Penny, que conquistou leitores no mundo todo graças ao cativante retrato da cidadezinha, ao carisma de seus personagens e ao seu estilo perspicaz de escrita

Compre na Amazon

Previous Julia Quinn - Os Bridgertons, Um amor de família
Next Pilar Quintana - Os Abismos

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)