Pilar Quintana – Os Abismos


Os Abismos, de Pilar Quintana. Intrínsecos número 42- Veja o unboxing aqui

Já faz alguns anos que a colombiana Pilar Quintana vem colecionando prêmios e elogios por seus livros e, dessa forma, não chega a ser surpresa que uma de suas obras tenha sido selecionada para a coleção Intrínsecos. Los Abismos, lançado em 2022, aborda a história de Claudia, uma menina colombiana, que vive seus dias na Cali no início dos anos oitenta, entre as plantas de seu apartamento e as questões envolvendo sua família; em particular, seus pais. 

Confesso que nunca havia lido nada da autora e fiquei muito impressionado com a qualidade de seu texto. A premissa da história, não é, de fato, das coisas mais inusitadas, mas a maneira como essa foi contada tem diversos pontos de acerto.

Primeiro porque não é fácil para um adulto enxergar o mundo através dos olhos de uma criança sem que isso afete a maturidade e a profundidade do texto, mas a autora realizou a tarefa com maestria. É perfeitamente possível se colocar no lugar da pequena Claudia e entender tudo o que se passa em sua cabeça, porém, graças à clareza do texto, fazemos isso mantendo a compreensão adulta dos acontecimentos. Percebem a riqueza? É um livro narrado por uma criança, com a compreensão de mundo de uma criança, mas com a eloquência de uma escritora profissional.

O segundo maior acerto para mim é a dosagem nos detalhes, pois há escritores – muitos deles, clássicos – que se perdem na ambientação de suas histórias, tornando a narrativa, muitas vezes, enfadonha e desinteressante; por outro lado, há também os preguiçosos que nos poupam tanto dos detalhes que sua narrativa acaba ficando fria, feia e sem vida. Pilar conhece bem a técnica; conta, explica e atrai o eleitor, sem jamais deixá-lo perdido, mas também sem nunca incomodá-lo.

A história também atrai na medida em que mesmo que seja direcionada a um público específico (principalmente mulheres), ela não é jamais panfletária, auto expositiva ou demagoga. O relato é sensível e ilustrativo, mas humano. Sem maniqueísmos – muito embora, como na vida, haja pessoas que se aproximem dos papeis de vilões ou macinhos.

Pilar Quintana escreve muito bem e compôs uma história que aborda temas muito adultos e por vezes indigestos de forma palatável até mesmo para uma criança. Um livro intrigante e, ao mesmo tempo, delicioso de se ler.

Capa, ficha técnica, sinopse

Os Abismos 

Pilar Quintana

ISBN: 9786555605808
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 272
Encadernação: Capa dura
Formato: 13.7 x 1.3 x 21 cm
Edição: 2022

Sinopse

Claudia mora com os pais em Cáli, na Colômbia, em um apartamento tomado por plantas e rodeado por precipícios físicos e metafóricos. O ambiente, exuberante e bem-cuidado, é um contraste, uma oposição à mãe indiferente que está em conflito com os caminhos escolhidos e impostos para a própria vida. Como muitas famílias, a de Claudia passa por uma crise, e basta o casamento de seus pais estremecer para que ela comece a entender a fragilidade dos limites que mantêm a previsibilidade do cotidiano.

A partir da expectativa e de seu olhar atento e ao mesmo tempo inocente de criança, é a menina que narra os acontecimentos que abriram as fendas por onde entraram seus piores medos, aqueles que são irreversíveis e podem levar à beira dos abismos. Nos últimos anos da infância, Claudia começa a entender que a existência chega ao fim e que essa ruptura pode ser uma escolha pessoal. É pelos relatos da mãe, obcecada por revistas de celebridades ? e em especial pelas figuras femininas com finais trágicos, como Grace Kelly ?, que ela faz a correspondência entre a morte e as escolhas e passa a temer pelas decisões de sua progenitora.

Em meio à beleza e à violência da natureza, confrontando desejos inconfessos, criança e mãe se encontram e, assim, o destino da mais velha parece se debruçar sobre o abismo contra o qual tantas outras mulheres também já se depararam.

Comprar na Amazon

( versão de livraria)

Previous Louise Penny - Natureza Morta @editoraarqueiro
Next Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)