Laurie Halse Anderson – Fale!


“Um olhar cortante, sem filtros, um grito de alerta sobre a crueldade e a violência que permeiam o cotidiano escolar. Emocionante e inesquecível.” Kirkus

Olá!

Fale! é o segundo livro que leio da autora Laurie Halse Anderson, o primeiro foi Garotas de Vidro e ambos me levaram a refletir. É muito impactante, mexe com nossos sentimentos e atinge direto o coração.

Foi adaptado para o cinema em 2004 e aqui no Brasil recebeu o nome de “O Silêncio de Melinda” . Conta com Kristen Stewart como protagonista, da saga Crepúsculo.

No livro, Melinda é uma adolescente que carrega um trauma, e está bem deslocada de seu ambiente escolar. Seria apenas mais um livro sobre algum tipo de bullying ou de adolescentes americanos numa high school, não fosse pela maneira como a autora retrata o assunto. Ela transforma a história de uma maneira onde somos arrebatados para dentro dela e sentimos o que Melinda está sofrendo.

Ela praticamente não fala, nem com os pais e na escola, e sofre inúmeras agressões psicológicas e é deixada de fora das “tribos”, uma excluída. Aos poucos nos é revelado o que houve para chegar a esse ponto.

Nas férias, em uma festa dos veteranos para receber os calouros, ela bebeu um pouco e algo aconteceu e acabou chamando a polícia. A partir daí, virou alvo de bullying e até suas “amigas”a excluíram, julgando que ela fosse uma tola e estragara a festa de todos. Sim, parece uma banalidade, até entendermos o que de fato ocorreu nessa festa.

Ela não conta a ninguém, muda seu comportamento e ninguém presta atenção em seu comportamento.

Seus pais vivem discutindo, mas não notam nada, apenas ficam mais bravos quando são chamados na escola, pois as notas de Melinda estão baixas, ou porque ela chegou atrasada nas aulas. Ela encontrou uma salinha, um antigo depósito abandonado e cheio de pó, onde se refugia e muitas vezes fica dormindo, um sintoma de depressão e ninguém nota.

O silêncio de Melinda vai lhe consumindo dia após dia. Ela vai murchando, definhando. A história é narrada sob o ponto de vista dela, e os acontecimentos seguem a ordem do ano letivo que ela está vivendo na escola. Com isso, vamos pedacinho por pedacinho montando o quebra-cabeças do que houve, junto com o desenvolvimento da trama e agonias de Melinda.

O pior é sua ex-melhor amiga, Rachel, que a repele e a maltrata, quando Melinda tenta avisá-la do que houve na festa, isso meses e meses depois. E mais uma vez, relegada a um nada. Melinda é nada.

Seu único refúgio são as aulas de arte , com um professor mais descolado, que parece entender a alma humana, e querer ouvi-la de verdade.

Somente uma garota nova se aproximou de Melinda, mas não foi grande coisa. O único contato que ela faz com outro colega de escola é com seu parceiro de laboratório, um nerd que tem certa simpatia por ela.

Um livro que leva a reflexão e vai te fazer prestar mais atenção ao grito mudo, de um adolescente com problema e medo. Um livro que comemora dez anos de seu lançamento nos EUA e com um tema tão atual, que deve ser lido por todos. Recomendo.

A capa e diagramação de muito bom gosto; tradução e revisão excelentes.

Capa, ficha técnica, sinopse

Fale!

Speak!

Laurie Halse Anderson
ISBN:  9788565859073
Editora:  Valentina
Número de páginas: 248
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21 cm
Ano Edição: 2013

 Sinopse

“Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.”

Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Um romance de estreia extraordinário; uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prêmios sobre uma jovem que opta por calar em vez de dizer a verdade. Fale! encantou tanto leitores quanto educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de fazer refletir sobre temas fundamentais — porém espinhosos como o bullying — do cotidiano dos adolescentes.

 

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

Compre o livro em um dos links abaixo e ajude o Livrólogos :)

Saraiva

Trailer do filme

( com legenda)

 

 

Previous True Blood: 6.05 "Fuck the Pain Away" e 6.06 "Don't You Feel Me"
Next True Blood: 6.07 "In the Evening" e 6.08 "Dead Meat"

19 Comments

  1. […] a resenha de Fale, aqui no […]

  2. Avatar
    11/10/2013

    Já li vários comentários e resenhas positivas sobre esse livro e fiquei muito curiosa para ler. Não sabia que tinha filme, vou procurar.
    E sobre a história, acho bem legal a importância da comunicação e dos acontecimentos na nossa vida.

    Preciso muito ler e assistir ao filme.

  3. Avatar
    08/10/2013

    Eu simplesmente estou seca de curiosidade de ler esse livro. Cada resenha me deixa mais curiosa para conhecer o motivo do silêncio de Melinda… Só a graça!!! Vou tentar!!!

  4. Avatar
    Vanessa Riper
    28/09/2013

    Olá!
    Esse livro chamou minha atenção logo de cara por ser da mesma autora de Garotas de Vidro, livro que adorei e que mexeu muito comigo tbm, por se tratar de um tema forte.
    Em Fale, acredito que terei a mesma sensação. Achei super importante a autora adotar o bulling como tema da história. Por aí devem existir muitas garotas como Melinda, que passam por esse tipo de constrangimento e que merecem maior atenção!
    Espero ler o livro em breve!
    Beijos!

  5. Avatar
    Lorrane da Silva
    28/09/2013

    Apaixonada pela capa do livro, apesar de que a capa da versão em inglês é bem mais bonita, (minha opinião).
    Amei a resenha do livro, ele parece ser tão envolvente, forte e intenso como Garotas de Vidro, que passou a ser um dos meus livros favoritos! *-*
    Tomara que tenha mesmo as maravilhosas características de G. V. Um livro que meche com sua cabeça e que te assombra por dias á fio.
    Amo livros assim! E também que falem de emoções humanas, segredos e etc.
    Necessitada demais de lê-lo!

    Então é isso…
    xoxo ^.~)

  6. Avatar
    26/09/2013

    Até agora não vi uma resenha negativa desse livro.
    Não vi o filme, mas assim como o livro já me interessou.
    Vou adicioná-los em minhas listas.
    Bjos!!!
    Andréia

  7. Avatar
    Manu Hitz
    25/09/2013

    Não sabia do filme! Depois de ler o livro vou conferir, certeza!
    O tema é delicado, por isso mesmo pertinente e necessário. Quanta dor essa menina carrega! Abusos são sempre traumas profundos, de marcas que jamais se apagarão, indiferente se são abusos físicos ou emocionais.
    Quero acompanhar essa história, chorar muito, bem sei, rsrs. Mas ver Melinda superar essa dor e crescer será especial. Quantas meninas passam por isso, meu Deus!

  8. Avatar
    Shadai
    25/09/2013

    Acho que por ser um livro relativamente curto a resenha revelou bastante coisa, mas tudo bem. Nem fazia ideia que ele já tem 10 anos e que o filme quase, e a Kristen Stewart quando novinha bem antes de Crepúsculo que a protagonizou.
    Estou louco para ler esse livro, pois adoro temas fortes e com total realismo.

  9. Avatar
    24/09/2013

    Eu adoro livros com temas fortes, como esse! Simplesmente estou apaixonada tanto pela história como pela capa… Espero ler em breve. Acho que vou me identificar muito!

  10. Avatar
    23/09/2013

    Olá Ingrid,
    obrigada pela visita, pelo comentário 🙂
    Fale é um livro que todo adolescente, pais, professores, deveriam ler também. Aborda um tema muito tenso, e nos leva a reflexão.
    bj
    Rosana

  11. Avatar
    21/09/2013

    Ultimamente ando vendo muitos livros, em diversos blogs e a priori, nenhum me chamou muito a atenção. Esse livro foi um deles. Obviamente não devemos julgar um livro sem nem ao menos ler a resenha ou ver a opinião de quem o leu. Sendo assim, resolvi me informar e confesso que despertou meu interesse. Adoro livros que me prendem, que emocionam, que são intensos e aparentemente esse livro transmite essas sensações ao leitor. Não vi o filme, prefiro ler o livro antes. Enfim, futuramente irei lê-lo.

  12. Avatar
    Ketlen Patricio
    21/09/2013

    Já tinha ouvido falar apenas do filme e nem imaginava que tinha um livro por trás, o filme é simplesmente incrível e com certeza o livro é mais ainda, estou louca pra ler Fale!

  13. Avatar
    Lenara
    20/09/2013

    Estou ansiosa para ler Fale!, que deve ser tão bom quanto o filme é, afinal livros sempre trazem mais sentimentos a quem está lendo.

  14. Avatar
    Izabela Garcia
    19/09/2013

    Desde que vi o filme tem livro eu estou afim de ler o livro. Provavelmente é bem melhor que o filme e deve retratar melhor todo sofrimento da Melinda.

  15. Avatar
    Cristiane Silva
    16/09/2013

    Os livros dela parecem ser muito bons. Gostei de como é apresentado esse tema, parece ser real de um jeito que faz o leitor se emocionar, se conectar com os personagens e ficar envolvido do começo ao fim. Tenso e muito bem feito. Queria conferir.

  16. Avatar
    16/09/2013

    Fiquei curiosíssima para lê-lo!
    Afinal, bullying é dos temas mais abordados ultimamente, porém, não com tanta intensidade que deveria. Visto como um problema gravíssimo. Mas sim, de uma forma comercial, como propagandas e etc., sem explicar ao certo todos os sintomas e distúrbios causados pelo bullying: por quem sofre e quem o comete.

    Gostei bastante dessa resenha, parece um livro profundo que trata o assunto de maneira sincera e reflexiva. Com certeza vai para minha wishlist!

    Beijos,
    Ana!

  17. Avatar
    adriana wolf bastos
    16/09/2013

    Gosto muito de ler as resenhas, é possível saber um pouco melhor do que se trata os livros, algo a mais que a sinopse não mostra…e isso acaba chamando atenção para um livro que muitas vezes não me interesso apenas lendo a sinopse.
    Fale foi um desses. Apenas pela sinopse não me chamaria a atenção…mas a forma como vc descreveu…o sentimento sentido…isso tudo me fez pensar que vale a pena ler este livro…que com certeza trará algo que vale a pena ser compartilhado.

  18. Avatar
    Cris Silveira
    05/09/2013

    Bom, eu assisti esse filme e achei bom. Os adolescentes deveriam assisti-lo.
    Como sempre acho o livro melhor que o filme, tenho certeza que esse não será diferente.
    A Kristen é muito fraquinha para interpretar, mas ainda assim o filme deve ser assistido.
    Mais um livro para minha lista. Meu bolso vai ficando mais vazio hahaha

  19. Avatar
    Mônica Oliveira
    30/08/2013

    Antes de qualquer coisa tenho que dizer que o trabalho da Valentina com a capa desse livro é impecável..Adorei !
    Sobre a história não conhecia nem o filme, talvez por ser com a Kristen e eu tenho sentimentos BEM contrários a ela…então não acompanho seus filmes.. Mais sobre o livro, achei super interessante e apesar de não gostar de livros com temas fortes que traz uma grande reflexão para nós..Esse é um daqueles livros que eu leria pelo jeito como a história é apresentada..

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)