Jogos Vorazes: Em Chamas – O Filme


Em Chamas foi, sem dúvida, a melhor adaptação cinematográfica de um livro que eu já assisti. A produção foi simplesmente im-pe-cá-vel. Se Jogos Vorazes foi uma surpresa para os fãs por ser um filme tão fiel quanto podia ao filme, Em Chamas é, com certeza, a surpresa mais agradável que um fã poderia ter. Duvido que alguém tenha saído da sala de cinema sem desejar intensamente poder assistir à continuação. E, se tem uma palavra que pode definir esse filme é exatamente essa: intenso. Cuidado, a resenha pode conter SPOILERS!

Depois de sobreviverem à arena, Katniss e Peeta voltam a suas vidas normais no distrito doze. Só que Katniss acabou se tornando um simbolo de revolução, uma vez que ela foi a primeira a desafiar a capital e suas escolhas. Nada satisfeito com o rumo das demonstrações de rebeldia dos distritos perante a capital, o presidente Snow decide usar o romance de Peeta e Katniss como fachada para os atos de rebeldia da garota na arena, e obriga Katniss a agir como se o amor verdadeiro que supostamente sente por Peeta fosse o combústivel que a fizera agir daquela maneira nos jogos. Isso acaba fazendo com que as pessoas vejam Katniss de uma maneira diferente do símbolo que eles esperavam ter para guiar uma revolução, o que era exatamente o que Snow queria. Mas mesmo assim as rebeliões não diminuem tanto assim, então o presidente decide estabelecer para os Jogos daquele ano que os jogadores seriam vencedores de outras disputas. Dessa forma, Peeta e Katniss caem de novo na arena. A diferença é que agora os seus competidores são todos vencedores e sabem muito bem o que fazer na arena, sem contar que não são todos crianças. E outra diferença é que a arena dessa edição foi programada para acabar com as chances de sobrevivência deles dois.

Não dá pra comparar as histórias de Jogos Vorazes e de Em Chamas, porque os dois são bem diferentes. Enquanto em Jogos Vorazes tudo que os personagens queriam era sobreviver à arena, em Em Chamas eles tem mais motivos para serem os melhores. Existe um pano de fundo muito mais profundo do que o do primeiro filme: dessa vez, existe uma revolução, onde as pessoas, depois de anos vivendo sob o regime da capital, começam a questionar as escolhas de seus governantes. Deixa de ser uma questão de sobrevivência de cada um e passa a ser uma questão de pensar no quadro geral. E é por isso que Em Chamas se destaca tanto. As cenas de ação estão mais presentes, e a tensão é vista em cada cena. É como se fossemos colocados em um estado de ansiedade crônica, aproveitando a cena que está passando ao mesmo tempo que tentando adivinhar o que virá em seguida.

A parte visual do filme também é um dos pontos mais impressionantes do longa, que tem 2h30min de duração. Os cenários foram perfeitamente construídos, de modo que correspondessem ao que o fã dos livros esperava e, ao mesmo tempo, fosse claro o bastante para aqueles que fossem assistir ao filme sem ter lido as histórias criadas por Suzanne Collins. Destaque para as cenas na floresta que cercam o distrito 12 e para as cenas da arena, que se superou em todos os sentidos. Outro ponto forte da franquia se deve à escolha de elenco. Além dos já queridos personagens que se mantém do primeiro filme, temos novidades acrescentadas com maestria ao elenco.

Effie continua a mesma pessoa preocupada com a imagem de seus tributos, mas dessa vez ela parece bem menos iludida com a versão da capital para os fatos. Tudo que ela quer é que Peeta e Katniss se mantenham a salvo. Haymitch também está muito mais afiado que no primeiro filme. Dessa vez ele já está apegado a seus tributos, então ele faz e tudo para que os dois sobrevivam.

Sam Claffin vive nas telonas Finnick Odair, um dos personagens mais queridos da trilogia de Suzanne Collins, mesmo que este só apareça a partir do segundo livro. Ele soube encarnar a atmosfera despreocupada que Finnick se esforça em aparentar enquanto em terra firme, mas também soube passar a ideia de lealdade e de bons conceitos quando estava a arena. Jena Malone ficou sensacional interpretando Johanna, a atrevida vencedora do distrito 7.

Só resta esperar que os produtores e diretor do longa saiba adaptar o último volume da trilogia. Dividido em duas partes, o filme de A Esperança tem data de lançamento para a parte 1 marcada para 2014. Se mantiverem a mesma linha de trabalho que fizeram com Em Chamas, os fãs podem esperar que Jogos Vorazes seja a franquia de adaptções literárias para o cinema mais bem feita da história.

Se você ainda não assistiu ao filme, corre que ainda dá tempo de pegar uma sessão no cinema mais próximo de você.

Previous Promo - Bolão da Virada II
Next Ali Cronin - Lições de Amor - Série Garota <3 Garoto @editoraseguinte

6 Comments

  1. Avatar
    31/12/2013

    Demorou mais finalmente consegui ver Em Chamas. Ficou mesmo muito fiel ao filme, embora teve um detalhe que não gostei. E com o ator que faz o Finnick Odair finalmente posso dizer que tem homem bonito no filme! Não sei pq se encontaram tanto com o Finnick, li Em Chamas e não achei tudo isso.

  2. Avatar
    Thicy Lopes
    13/12/2013

    Eu ainda não assisti ao primeiro filme, apesar de já tê-lo a um bom tempo! Eu já ouvi várias pessoas falando do quão boa a adaptação ficou e isso me anima muito!

  3. AHHHHHHHHHHH FILME PERFEITO.
    SÉRIO.
    PERFEITO.
    QUERO IR VER NOVAMENTE =/
    Lembro de cada cena e teve umas que eu ficava até arrepiada, muito bom mesmo. E isso porque não li os livros hein?

  4. Avatar
    Jessica Lisboa
    30/11/2013

    Nao vou assistir esse filme tao cedo, tenho na minha cabeça que tenho que ler primeiro.

    xx

  5. Avatar
    Isadora Ribeiro
    28/11/2013

    Uau, eu nem quis ler porque tenho medo de spoiller e ainda vou vê o filme!! Sim, eu ainda não vi porque a faculdade não permitiu.. è a vida..
    Geral falando muito bem e eu doida.. Bora vÊs e semana que vem eu consigo!
    Beijos Lari!

  6. Avatar
    Thaynan Lira Galhardo
    26/11/2013

    Eu nunca assisti um filme tão fiel ao livro. Eu ia falando as falas, e meu marido ia ficando irritado, perguntando se eu já tinha assistido… rs O figurino está perfeito. A Trish Summerville está de parabéns. A fotografia ficou ótima, deixando tons frios nos distritos, e tons mais quentes na Capital e na arena. Francis Lawrence definitivamente ganhou meu respeito.

    Agora vamos para o elenco.

    Jennifer Lawrence: A cada filme me surpreendo mais. É muito talento. Além de ser super simpática, simples, doida, espontânea… rs Poderia elogiar a Jenn por horas. Sou muitoo fã.

    Josh Hutcherson: Tem outra pessoa mais Peeta do que ele? rs Juro, não consigo imaginar outro ator interpretando nosso amado Peeta. E as cenas dos dois juntos, que coisa mais fofa!!

    Liam Hemsworth: A participação dele Em Chamas foi mais profunda. Ele também é o Gale perfeito. Deixaram claro o papel dele na história, abrindo caminho para A Esperança, onde o papel dele é muito maior.

    Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Elizabeth Banks e Stanley Tucci são meus queridos. Os quatro se entregaram de cabeça nos papéis. Fazendo com que ficasse caída de amores por eles.

    Donald Sutherland como Presidente Snow é simplesmente odiável de tão perfeito. E adorei a inserção da netinha dele no filme.

    Philip Seymour Hoffman como Plutarch Heavensbee nos presenteou com sua maravilhosa interpretação. Ele é incrível. Adoro esse ator. E esse personagem ambíguo caiu como uma luva nele.

    A Willow Shields está perfeita. Ficou muito claro o amadurecimento da Prim, abrindo caminho para o próximo filme (Nossa! Vou chorar horrores de novo. Porque nesse quase me desmanchei toda… rs).

    Jeffrey Wright (Beetee) e Amanda Plummer (Wiress), perfeitos (acho que estou ficando repetitiva né?! Esse é o mal que ‘Em Chamas’ nos causa, rs).

    Aplausos e mais aplausos para os ‘divos’ Sam Claflin como Finnick Odair e Jena Malone como Johanna Mason. Preciso falar alguma coisa sobre eles???? Minha nossa!!! Que surpresa maravilhosa!!! Apaixonada!!!

    Lynn Cohen como Mags, me fez chorar… (além da parte do distrito 11, que também chorei horrores). Ela ficou fofa nesse papel, dando a sensibilidade da personagem na medida certa.

    Enfim, para quem não assistiu ainda…. o que você estão esperando???? rsrs

    É a perfeição em forma de filme. Um presente para os fãs.

    s2

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)