Olá confira a resenha do livro A herança, do autor John Grisham.

É uma comovente história de renúncia, determinação e, acima de tudo, senso de justiça.

Seth Hubbard é um homem solitário que mora no Mississipi e tem uma empregada que cuida da casa, Lettie.

Divorciado duas vezes, e por conta disso, muitos dos seus bens foram divididos. Trabalhou duro e, em dez anos, construiu um patrimônio que passava dos vinte milhões de dólares.

Há anos Seth não se comunica com seus dois filhos,Herschel e Ramona. Seth os negligenciou quando crianças.Era um pai frio e distante. Herschel saiu de casa aos dezoito anos. Se negligenciou Seth como adulto, foi porque Seth o negligenciou quando menino.

“Uma criança não nasce com a tendência de negligenciar; isso tem que ser adquirido. Herschel aprendeu com um mestre.”

Os dois se casaram e tiveram filhos. Seth não sabe quantos netos tem.

Seth, acometido por um câncer pulmonar, resolveu por fim a vida e se enforcou, pendurando-se numa árvore. Deixou um bilhete com instruções detalhadas para o funeral e enterro.

Escreveu, também,um testamento, de próprio punho, e o endereçou a um advogado da cidade, Dr. Jacke Brigance, para ser advogado  do seu espólio.

Esse testamento vai despertar muitas dúvidas, polêmicas,encontros e desencontros entre membros da família e dos advogados. O conteúdo  suscita mais perguntas que respostas.

Tempos atrás Seth havia feito um testamento num escritório de advocacia. No atual, feito à mão,ele exclui filhos e netos, bem como as ex-esposas que já haviam levado tudo quanto puderam na ocasião dos divórcios.

Ele pede a Jacke que este testamento seja defendido a todo custo, uma vez que pede renúncia do anterior.

Ele transfere 90% do patrimônio à empregada, negra, Letetia, 5% ao irmão Ancil, desaparecido há décadas, e 5% à Igreja Cristã Irish.

Jacke é um profissional disciplinado.Tem alguma experiência e reputação, mas com problemas desde que a Ku Klus Klan incendiara sua casa.

Ele sabe que terá trabalho duro, pelo menos por um ou dois anos, dada a complexidade do caso a que toma conhecimento.

Segue-se  a isso uma corrida aos tribunais, reuniões, constituição de advogados por parte dos excluídos, além das fofocas  dos curiosos e da imprensa escrita.

O tempo ia passando, e as intermináveis seções no tribunal estavam ficando enfadonhas e exaustivas. Ainda não tinham localizado Ancil, irmão de Seth.

Chega o dia do julgamento. Uma declaração gravada por Ancil(que havia sido localizado, de última hora), desfaz todos os questionamentos sobre a possível insensatez do falecido. Os fortes argumentos dos contestadores para anular o veredicto  morrem em suas gargantas.

“Que motivos teria levado Seth a tomar semelhante decisão?”

“Foi  por volta dos idos 1930, num lugar de nome Sycamore Row…”

Capa, ficha técnica, sinopse

heranca - john grisham

A herança

John Grisham

ISBN: 9788532529558
Editora: Rocco
Número de páginas: 560
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2014

Sinopse

John Grisham regressa ao cenário e ao personagem principal de Tempo de Matar, um dos romances mais populares do nosso tempo. Seth Hubbard é um homem milionário que está morrendo de câncer nos pulmões. Não confia em ninguém. Antes de se enforcar num sicómoro, Seth faz um novo testamento. Este documento irá arrastar os seus filhos adultos, a sua empregada negra e o advogado Jake Brigance para um conflito dramático e arrasador, semelhante a aquele que três anos antes, fez de Jake um dos advogados mais conhecidos da região.

O segundo testamento levanta muito mais questões do que aquelas a que responde. Por que razão deixaria Seth quase toda a sua fortuna para a empregada? Teria a quimioterapia afetado a sua lucidez? John Grisham regressa ao cenário e aos personagens que fizeram dele o romancista preferido da América, enfrentando uma vez mais um julgamento ferozmente controverso, que irá revelar velhas tensões raciais e obrigar o Condado de County a confrontar a sua história.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez