Jill Lepore – Estas verdades @intrinseca #resenha


Antes de mais nada, não, vou contar aqui a História dos Estados Unidos; primeiro porque não há espaço pra isso. Segundo porque há pessoas infinitamente mais capacitadas para essa tarefa; e terceiro porque essa não é função de uma resenha sobre Estas Verdades, 10º livro da historiadora norte-americana Jill Lepore, que foi fundo – e bem fundo – na tarefa de contar a história de seu país.

Na verdade, estou sendo maldoso. O livro é verdadeiramente enorme, mas se formos pensar na história de um território que passou a “existir” – numa visão totalmente eurocêntrica – em 1492, qualquer livro que não seja um gigante da prateleira é provavelmente defasado. Aliás, não apenas ter 528 anos de idade, como ter uma das histórias mais ricas e movimentadas da humanidade!  Lepore entende isso e mais: entende, como boa profissional do ramo, que a História não é boa nem ruim. Diferente do maniqueísmo da literatura e do cinema, a vida dos Estados Unidos da América – e de qualquer outro lugar – é suja e bela ao mesmo tempo. Feita de instabilidades, de erros, de acertos e de decorrências naturais de decisões que podem ser plausíveis em um determinado momento e impensáveis alguns anos adiante.

Guerras, diplomacia, política, religião, escravidão; coisas boas ou não, todas elas são verdades inerentes à vida dos Estados Unidos e nada, nada passou despercebido pelo relato delicadamente escrito por Lepore. O livro diverte, sim, mas, principalmente, informa. Vale a leitura, valem anotações, vale ter como material de consulta e vale a viagem! Como afinal aquela nação que sete anos antes havia se declarado independente e agora embalava sua Constituição no jornal se transformou na auto-proclamada “maior democracia do mundo”? Leia e descubra!

Historiadora reconstrói a formação dos Estados Unidos ao longo dos séculos e todas as suas contradições.

Capa, ficha técnica, sinopse

Estas verdades

Jill Lepore

ISBN: 9786555600612
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 1072
Encadernação: brochura
Formato: 16 x 23cm
Edição: 2020

Sinopse

A historiadora e professora de Harvard Jill Lepore abre seu trabalho de reconstrução da história dos Estados Unidos com a citação de Jefferson, mas muito do que há de pior no desenvolvimento dessa nação ? a escravidão e o apreço por esse sistema, os linchamentos públicos, a brutalidade com os povos nativos, a segregação racial ? se evidencia a cada página, desenhando um retrato possivelmente mais fiel do que a premissa democrática, poética, e quiçá utópica, descrita pelo terceiro presidente do país.

Estas verdades conta a história americana desde 1492, questionando se o curso dos eventos ao longo desses cinco séculos comprovou as tais premissas fundadoras ou as desmentiu. Em busca destas verdades, a autora traçou o intrincado panorama da política americana do período colonial à máquina partidária do século XIX, dos programas de rádio às pesquisas na internet do século XXI, da Magna Carta ao Ato Patriótico, do jornalismo impresso ao Facebook. Estas verdades em muitos aspectos remodelará a visão da história americana pelas próximas décadas.

Compre o livro:

Amazon

Submarino

Livro recebido pela parceria com a editora
Previous Os 7 de chicago #filme @netflixbrasil
Next Amor garantido - Filme

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *