Mais que amigos, vizinhos


Lá no começo da pandemia, os serviços de streaming acharam, não sei exatamente por quê, que seria uma boa nos encher de filmes sobre tragédias, mortes, vírus e toda a sorte de temas apocalípticos. Bem, obrigado, conseguiram nos deprimir ainda mais; porém, não vamos nos esquecer de que o próprio coronavirus é um tema facilmente explorável pelas mídias, não é mesmo? Assim, nasceu, às margens da Torre Eiffel, Mais que amigos: vizinhos. A premissa? Bastante simples, mas com potencial: um grupo de vizinhos, absolutamente diferentes uns dos outros se vê trancafiado em casa e precisa aprender a conviver entre si em meio ao caos mundial que se instalou desde o ano passado.

O tema, é claro, não poderia ser mais oportunista e nas mãos de um diretor menos inspirado ou com um roteiro feito sem cuidado, teria tudo para ser um filme odioso, clichê e apelativo, mas para nossa sorte, o consagrado Dany Boon sabia muito bem o que estava fazendo. O filme é leve, divertido, gostoso e engraçado, mas sem jamais se esquecer da gravidade do contexto que aborda.

Há, sim, momentos mais dramáticos, que servem para nos lembrar que nada disso é uma comédia, mas, de forma equilibrada, o filme também nos mostra que não podemos nos deixar tomar pelo noticiário, o que é mostrado claramente pelo próprio personagem interpretado por Boon, o neurótico e hilário Martin, que enlouquece sua esposa e filha com cuidados completamente descabidos.  

Por outro lado, o filme também bate sem dó nos idiotas e adeptos das teorias da conspiração, através do personagem de François Damiens, Tony, que mostra a nós, brasileiros, que nosso país não o único lugar do planeta habitado por esse tipo de gente.

Mais que amigos, vizinhos é uma obra leve, divertida, e sarcástica abordando de forma muito certeira um tempo que não tem absolutamente nada de leve. Vale a pena!

Mais que amigos, vizinhos

Huit Rue de I’Humanite

Direção: Dany Boon

Roteiro: Laurence Arné e Dany Boon

Elenco: Dany Boon, Laurence Arné, Tom Leeb, Alison Wheeler e François Damiens

20 de outubro de 2021 na Netflix

2h 5minDrama, Comédia

Sinopse

Não recomendado para menores de 12 anos

Em Stuck Together, acompanhamos a vida dos moradores dentro de um prédio, confinados por conta da pandemia do coronavírus. Uma dona de café reutiliza seu álcool de pera para se desinfetar, um técnico esportivo que da aula pelo Zoom engorda a cada semana, sua mulher que está grávida de 7 meses e tem pavor de ir ao hospital, um pai que gostaria de ter a inteligência de seu filho de 8 anos e muitas outras histórias.

Após medo, amizade e muitas outras emoções as famílias passam por fases um com a outra, desde de amizade e amor até quererm esganarem uma a outra e depois reconciliarem novamente. 

Previous Neil Gaiman - Deuses Americanos - Ainsel, eu mesmo
Next Kate Morton - A casa das lembranças perdidas

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)