Uma das séries as quais assisto (que atualmente passam de 40) posso dizer que Glee foi uma das que mais relutei em assistir pelo simples preconceito de pensar que se tratava de um High School Musical sem músicas originais, mas a partir do momento que resolvi dar uma chance a série e assisti ao piloto acabei mordendo minha língua e adicionando a minha watchlist uma das minhas séries teens favoritas.

Glee foi criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan, e é transmitida tanto nos Estado Unidos como no Brasil pela FOX (aqui a Globo transmite para a TV aberta). Ian baseou a história nas suas experiências como membro de um coral no ensino médio e escreveu um roteiro , entretanto ele concebeu a série inicialmente como filme e desenvolveu um roteiro e não conseguiu despertar interesse em nenhuma produtora. Foi então que um amigo entregou seu roteiro a Ryan Murphy, que junto com Brad Falchuk, enxergavam potencial para uma série ao invés de um filme.

A história da série gira em torno do coral de uma escola de ensino médio de Ohio que está prestes a ser fechado depois que o professor responsável foi demitido, mas o antigo membro dos tempos áureos do Glee Club o professor de espanhol da escola, Will Schuester. A partir daí vamos conhecendo cada personagem que aparentemente são o clichê do filme high school americano, mas é nesse ponto que todo fã de Ryan Murphy sabe que é aí onde está a genialidade dele!

Glee

A série é engraçada, não há muitos episódios em que você vá ficar sem rir em pelo menos uma cena, mas a série tem seu lado educativo e em mostrar a realidade dos adolescentes! Um dos temas sempre tratados na séries é o bullying, do qual os membros do Glee Club são sempre vítimas mas alguns mais que outros como Kurt, o gay do coral.

Glee é elogiada pela crítica, mas os mais conservadores  já criticam a série por conta dos temas polêmicos e a maneira como sempre está tratando sobre homossexualidade, qual série adolescente tem um personagem transexual? Na última temporada teve ainda um episódio em que ocorreu tiros dentro do colégio. Glee pode fazer piada na hora de mostrar coisas sérias, mas não tem medo de colocar o assunto em pauta e pelo bem ou pelo mal vira assunto de debate.

Mas o que é importante em Glee que ocupa o papel de protagonista na trama é a música, a forma genial como os envolvidos no desenvolvimento de cada episódio consegue casar praticamente toda música com as cenas. Obviamente as vezes há erros como em qualquer série, entretanto em sua maioria glee nos presenteia com grandes versões de músicas atuais e clássicos.

Geralmente as músicas são interligadas ao tema do episódios, mas há alguns tributos como já tivemos alguns epeciais como Madonna, Journey, Michael Jackson, Whitney Houston, Britney Spears, entre outros.

Glee cast - Journey

 

Cory Monteith (1982-2013)

Glee está para estreiar sua 5ª temporada nos EUA e enfrenta o desafio de perder seu protagonista, que morreu de overdose em julho, agora é ver como a série se sai sem sua ‘estrela’. Entretanto a série já foi renovada para uma 6ª temporada a algum tempo, mas dizem será a última!