Avaliação

Segredos do passado de ambos vão sendo revelados ao longo do caminho e vamos conhecendo e entendendo melhor o que há por trás do anão e do guia. O anão acaba revelando algumas capacidades incríveis que alguém tão pequeno jamais teria, e uma velocidade sobrenatural. Há muita desconfiança entre eles, mas o caminho acaba criando laços, nas refeições, nas pequenas revelações.

10
Nota

Olá!

Confira a resenha do livro A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras do autor Neil Gaiman e ilustrado por Eddie Campbell.

Eu sou mega fã de Neil Gaiman, lembro de correr para banca depois da aula para comprar Sandman… faz tempo , cof cof, disfarça a idade kkkkk E só foi crescendo minha admiração por ele. Gaiman é surpreendente, ele tem a capacidade de pegar um história simples e tornar algo intenso, transportar para o universo fantástico, encher de lirismo e tocar o leitor de formas surpreendentes, ou criar algo sombrio, mas que também tem seu lado lírico.

E quando a história é acompanhada de ilustrações, o leitor é transportado mais longe ainda!

A história se passa em uma Escócia antiga e é narrada por um anão que tem uma velocidade sobrenatural, muito astuto, e com segredos, que contrata Calum MacInnes para guiá-lo até uma caverna rodeada de misticismo, na Ilha das Brumas. MacInnes não demonstra muita vontade em fazer essa viagem, mas aceita, após o pagamento em moedas de prata.

Essa caverna tem uma lenda que diz: quem entra nela, sai com muito ouro. O anão deixa subentendido que o ouro é para ajudar a invasão de um Rei. MacInnes alerta que não vai entrar ao chegar lá e pessoas que moram por ali, também se mantém longe.

Segredos do passado de ambos vão sendo revelados ao longo do caminho e vamos conhecendo e entendendo melhor o que há por trás do anão e do guia. O anão acaba revelando algumas capacidades incríveis que alguém tão pequeno jamais teria, e uma velocidade sobrenatural. Há muita desconfiança entre eles, mas o caminho acaba criando laços, nas refeições, nas pequenas revelações.

MacInnes conta da maldição que há sobre o ouro dessa caverna e que ele mesmo é vítima dela, o anão quer saber mais sobre isso, mas não acredita que realmente exista.

A história é curta, mas com uma atmosfera sombria, cheia de segredos. Algo simples que nas mãos de Neil Gaiman sempre tem algo a mais. E as Ilustrações de Campbell tonam o cenário ainda mais perfeito para os personagens que guardam segredos, vingança e maldições.

A narrativa de A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras os transporta a algo inimaginável, que começa com algo simples e vai crescendo durante o percurso de ambos até a Ilha das Brumas e sua conclusão que surpreende.

Fechei os olhos, mas o mundo não se tornou mais sombrio.
—O mal existe — falei.

Livro é de capa dura, com ilustrações de Eddie Campbell, um renomado autor de HQ. Lindo livro, história impressionante. Recomendo.

Quer ler as outras resenhas do mestre da fantasia, Neil Gaiman

O Oceano no fim do caminho

Faça boa arte

Outras – veja aqui

 As Montanhas Negras são as Black Cuillins na Ilha de Skye, também conhecida como Ilha Alada, ou talvez Ilha das Brumas. Dizem que há uma caverna cheia de ouro por lá, e que aqueles que a procuram para levar parte de seu ouro se tornam um pouco mais malignos…

Capa, ficha técnica, sinopse

a verdade

A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras

The truth is a cave in the Black Mountains

Neil Gaiman
ISBN:  9788580576672
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 80
Encadernação: Brochura
Formato: 20 X 20 cm
Ano Edição: 2015
Tradução: Augusto Calil

Sinopse

Publicada inicialmente em uma coletânea de contos do autor, “A Verdade É Uma Caverna Nas Montanhas Negras” é uma história fascinante sobre família, a busca por um tesouro e a descoberta de um mundo invisível. Em uma colaboração inédita, os personagens e as paisagens de Gaiman ganham forma com um traçado sombrio e impreciso do artista Eddie Campbell, e o resultado é uma obra que passeia entre o livro ilustrado e o graphic novel, desafiando os limites entre texto e imagem em uma explosão de cor e sombra, memória e arrependimento, vingança e, principalmente, amor.

Boa leitura

See ya!

Rosana Gutierrez

 

Compre o livro em

Submarino

Saraiva

Buscape