santa claus 1938

Campanha de 1938

Olá!

Eu tenho uma certa pena de quem se veste de Papai Noel na época de Natal, aqui no Brasil.  Aquela roupa não tem nada a ver com país tropical, não é mesmo? Mas como ele vive no meio do neve, a roupa tem que ser de inverno (risos).

Já falei algumas (muitas) vezes que adoro Coca-cola, mas vocês se perguntam o que tem a ver isso com o papai noel. Tem tudo a ver. A roupa dele é vermelha por conta da Coca-Cola. Vou contar a historinha para vocês!

A roupa do Papai Noel 

Reza a lenda que era São Nicolau , mas não vou falar sobre isso, pois é a roupa que interessa no momento 🙂

Até o final do séc XIX a roupa que representava o Papai noel era escura, pesada, de inverno. Mas em 1889, uma nova roupa foi criada , mudando a imagem. Foi criada pelo cartunista alemão Thomas Nast e apresentada na revista Harper’s Weeklys. Papai Noel no mundo da moda, hein! Bom, a roupa era vermelha e branca com cinto preto.

santa clauss

Campanha de 1937

Mas é claro que a propaganda e marketing sempre vai usar uma ideia boa e transformar em algo enorme, e aproveitando o figurino de Thomas Nast, que também eram as cores usadas no refrigerante Coca-Cola, em 1931 a campanha publicitária da Coca-Cola fez um estrondoso sucesso, e ajudou a promover essa nova imagem, que é a do Papai Noel que conhecemos hoje em dia.

Eu adoro as propagandas de Natal da Coca-Cola.

papai noel coca cola

HO HO HO

Feliz Natal!

Rosana Gutierrez