[Bastidores Literários] Será que veremos um renascimento da literatura clássica de terror?


Atualmente vemos diversos livros se tornarem best-sellers somente porque suas adaptações para o cinema e para a TV se tornaram sucesso. Do mesmo modo vemos diversos filmes e séries baseados em livros de sucesso se tornarem block-busters. Agora, será que é o cinema e a TV que atualmente seguem os passos da literatura, ou é a literatura que atualmente está seguindo os passos da chamada sétima arte? FALA SÉRIO! Este pode ser um assunto complexo, uma discussão para talvez um ou mais acadêmicos. Agora, uma questão mais voltada ao aspecto mercadológico é:

Será que com essa tendência de universos compartilhados, criada pelos filmes de super-heróis e atualmente adaptada ao terror pela Universal Studios com sua nova franquia Dark Universe com o relançamento de clássicos lançados por eles desde o início do século XX trará de volta à fama os monstros clássicos do terror?

E ainda, caso isso aconteça. será que veremos também na literatura um renascimento do terror com monstros clássicos, como o sempre presente Vampiro, a Múmia, o monstro do Dr. Frankstein, o Monstro do Lago e o Lobisomem?

Não podemos esquecer que além do recente sucesso de livros, filmes e séries de TV sobre Zumbis, como seus protagonistas o mercado para vampiros nunca morre! FALA SÉRIO! Ele pode até ficar dormente, mas de tempos em tempos ultrapassa o amor de seus fãs incondicionais, retornando ao topo das listas de blockbusters, de best-sellers. Mas será que isso acontecerá? Será que os demais monstros, que também tem seus fãs incondicionais, isso todos sabemos, voltarão a cair no gosto popular? Será que estas adaptações cinematográficas, que normalmente misturam ação, terror e drama, sem contar a pitada de comédia com a qual são temperadas atrairão o grande público? Como especialistas comentam que essa mistura muitas vezes não é benéfica ao gênero, teremos de ver se não só filmes farão sucesso, como se este efetivamente ascenderá o interesse das editoras, dos leitores no gênero e então uma vez veremos histórias de vampiros, de fantasmas, de múmias, bruxas e lobisomens tomando a lista dos mais vendidos.

E se isso acontecer, o que você, escritor, fará? Você já tem alguma história de monstro juntando poeira em sua gaveta? Ou quem sabe uma ideia embolorada em meio às teias de aranha dos locais mais recônditos e obscuros de sua mente? Se este for o caso, minha dica é: mesmo sem saber o que o futuro nos trará vale a pena você começar a desenvolver essa ideia desde já! Livros, afinal de contas, não nascem do dia para noite, e FALA SÉRIO! Tudo o que você não quer é estar começando a escrever quando essa onda de monstros chegar. Se é que ela vai chegar…

Agora, aparentemente a releitura dA Múmia, com Tom Cruise, não foi o sucesso que a Universal Studios aparentemente estava esperando. Eles irão desistir? Continuarão com o projeto Dark Universe? E se a resposta for positiva, como isso irá afetar o mercado literário de literatura fantástica e terror?

Previous A pressão do sucesso... e do fracasso literário
Next Lucinda Riley - A árvore dos anjos @editoraarqueiro #resenha

No Comment

Deixe um comentário! Quero saber o que achou do texto ;)