Quem acessou a página principal do Google hoje, viu o Doodle em homenagem a Freddie Mercury, o lendário vocalista do Queen, que faria 65 anos hoje.

Além do logo, também vemos uma animação ( veja abaixo nesse post) com a música Don’t stop me now, um dos hits da banda Queen.

Há algum tempo , o Google presta homenagem com brincadeiras , que levam o nome de Doodle,  como a do 96° aniversário de Les Paul ( veja aqui) criador do modelo da guitarra Gibson “Les Paul”.  Você pode tocar a guitarra nesse doodle 🙂

Podemos ver como Freddie Mercury foi importante para o mundo da música. Com seu jeito irreverente e inovador, e um potente voz, estava a frente de seu tempo como podemos ver em Bohemian Rhapsody onde misturaram elementos de ópera com rock, além das inovações em como foram gravadas as vozes e o tempo ( longo) da música, algo incomum para a época.

O Queen esteve no Brasil em 1981 no estádio do Morumbi, em São Paulo e na primeira edição do Rock in Rio , em 1985 e já sem Freddie Mercury, em 2008 com Paul Rodgers no vocal.

Símbolo da banda, feito por Freddie Mercury

Infelizmente ele faleceu dia 24 de novembro de 1991, devido a complicações decorrentes da AIDS, para mim foi um dia muito triste. Na dia anterior ele declarou estar com AIDS,  eu lembro bem quando vi essa declaração num jornal famoso aqui na tv, e no dia seguinte ele falece. Mais uma voz se calou na música.

Mini Biografia

Nasceu Farrokh Bulsara em Stone Town, em Zanzibar, ilha africana pertencente hoje à Tanzânia, em 5 de setembro de 1945 e adotou nome artístico de Freddie Mercury. Em 1964 ele e sua família mudaram-se para Inglaterra.

Ele formou-se em Design Gráfico e Artístico na Ealing Art College, e foi ele quem fez o famoso símbolo da banda.

Na faculdade, ele conheceu o baixista Tim Staffell que tinha uma banda  chamada Smile, com Brian May na guitarra e Roger Taylor na baterista, e Tim levou Freddie para participar dos ensaios.

Freddie acaba ficando como vocalista da banda que passa a se chamar Queen quando Tim deixa a banda em abril de 1970. Ainda nesse ano,  ele conhece Mary Austin, sua namorada, com quem viveu por cinco anos. Foi com ela que assumiu sua orientação sexual, já que Freddie era bissexual e os dois, mesmo separados, mantiveram forte laço de amizade até o fim de sua vida.

A música “Love of My Life” foi inspirada em Mary, e segundo o próprio Freddie Mercury  Mary foi o verdadeiro amor dele.

O visual dele mudou do estilo Glam, anos 70 e consolidou-se como o que acostumamos a ver na década de 80, que é cabelo curto e bigode.

Mercury compôs muitos dos sucessos da banda, como “Bohemian Rhapsody”,  “We Are the Champions”.  Os shows eram lendários, o que tornou a marca da banda. Ele cativava e  regia as multidões , os seus improvisos vocais envolvendo o público tornaram-se sucesso absoluto como o show no Wembley  Stadium, em Londres, em julho de 1986.

Com o Queen foram 16 álbuns e entre um disco e outro ele teve alguns projetos, como o Mr. Bad Guy (1984); Barcelona , com Montserrat Caballé ( 1988) também foi a música tema dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992; The Freedie mercury Album ( nos EUA 1992) ;  The Great Pretender ( 1992).

Em 1991 seu estado de saúde não era bom e surgiram rumores sobre a AIDS e confirmadas em sua declaração na véspera de sua morte. Ele faleceu em sua própria casa, a Garden Lodge que foi passada por testamento à sua ex-namorada, Mary Austin.

O corpo de Freddie Mercury foi cremado e por isso não existe túmulo para os seus fãs possam homenageá-lo. Mas até hoje flores são deixadas em sua casa , pelos fãs. Suas cinzas foram espalhadas na margem do Lago Genebra na Suíça. Pois ele considerava Montreaux , na Suiça sua segunda casa.

Após sua morte o Queen fundou The Mercury Phoenix Trust, uma fundação beneficente e em 1992 fizeram o concerto The Freddie Mercury Tribute Concert, no Wembley Stadium para homenagear a vida e obra de Freddie Mercury.

Freddie Mercury  dizia que seu maior sonho era cantar com Montserrat, há rumores durante as gravações do álbum Barcelona, que ele desafiou Montserrat Caballé, uma das cantoras líricas mais conhecidas no mundo, para ver quem possuía maior fôlego e ele venceu com uma grande vantagem.

Show Wembley Stadium